Não importa quão maravilhoso um casal possa parecer, ou quão promissor um relacionamento possa ser, há sentimentos que nenhuma das partes deve experimentar em um relacionamento. Se isso acontecer, não importa o motivo, o relacionamento se torna sufocante, tóxico para a parte em questão.
Sentimentos negativos que podemos experimentar em um relacionamento tóxico
1. A união te enche de energias negativas
Muitas de suas reclamações e insatisfação parecem derivar de seu relacionamento. Você tem os sentimentos mais negativos – como medo ou desconforto – quando precisa conhecer seu parceiro ou quando vai para casa quando mora junto.
Os fins de semana são exaustivos, você está constantemente brigando ou, se não estiver discutindo, seu parceiro sempre tem uma lista completa de queixas endereçadas a você.
Em um relacionamento baseado no amor verdadeiro e no respeito, esses sentimentos negativos ocorrem apenas ocasionalmente, mas não são esses que são enfatizados no relacionamento, mas a alegria, a impaciência, a ver o outro, a calma, a aceitação e a confiança dominam.
2. Você sempre é o culpado por tudo
Se você costuma se culpar pelos mal-entendidos entre vocês, seu parceiro também o culpará constantemente, e você sentirá a injustiça em seu comportamento, é muito provável que você esteja em um relacionamento tóxico.
Claro que ninguém é perfeito, então isso não quer dizer que você não tem culpa de nada, mas um relacionamento não deve culpar o outro, ou pior, insultar e abusar de você, mas sim resolver os problemas de forma pacífica e duradoura.
3. Você sente que o relacionamento causa mais tristeza do que alegria
Se você está com todas as suas forças para criar uma atmosfera positiva em seu relacionamento, e ainda assim você acha que a tensão domina entre vocês, então algo definitivamente não está indo na direção certa.
Quando um relacionamento causa mais tristeza do que alegria e você sofre com o comportamento e as ações de seu parceiro, esse relacionamento se torna tóxico.
4. Você se sente explorado
Como em qualquer relacionamento, ambas as partes devem dar algo ao outro. Pode não ser exatamente o mesmo, mas em qualquer caso ambos os lados terão que fazer esforços relativamente semelhantes.
Quando você sente que seu parceiro está se aproveitando de você (digamos que você é o único que ganha dinheiro em seu relacionamento, você é o único que economiza), você realmente sente essa situação e sabe que esse relacionamento não é exatamente o que você esperava.
As conversas podem ajudar a esclarecer a situação e trazer melhorias, mas se isso não acontecer, o relacionamento se torna tóxico.
5. Eles subestimam suas ações e valor
Se você sente que faça o que fizer, não importa o quão entusiasmado e bem-intencionado você seja, seu parceiro irá te menosprezar, ou até mesmo te ignorar completamente, não ser bom o suficiente, ser bonito, tolerante o suficiente e assim por diante, seu relacionamento é bastante tóxico.
Em algumas situações, quando experimentamos essas emoções negativas em um relacionamento, a terapia de festas pode ajudar, em maior ou menor grau. O sucesso depende em grande parte das atitudes de ambas as partes, sua capacidade de reavaliar o relacionamento, valores, cultura, trauma pessoal e assim por diante.
O que é certo, no entanto, é que ninguém deve experimentar sentimentos negativos sobre um relacionamento a longo prazo. Todos temos direito ao amor e à felicidade, somos capazes de trabalhar em nós mesmos para melhorar nossa vida e não devemos focar nossa energia em tolerar tudo o que nos é prejudicial, mas em nosso desenvolvimento pessoal e social.