5 Hábitos que todos os pais precisam ensinar aos filhos para salvar o planeta

You are currently viewing 5 Hábitos que todos os pais precisam ensinar aos filhos para salvar o planeta

As pessoas não estão cientes da importância do meio ambiente. Alguns até pensam que a natureza é do ser humano e fazem uso indiscriminado dos recursos, não chegaram a compreender que o nosso tempo aqui é limitado e que estamos prestes a acabar com as futuras gerações.

Eles não sabem que é nosso dever cuidar do planeta? Assim como uma casa é limpa todos os dias, varrida e deixada sem poeira para ficar em um ambiente agradável e fresco, da mesma forma devemos tentar manter a natureza livre de lixo e poluição.

Hoje quero compartilhar uma experiência que me encheu de indignação há alguns dias: ia com minha família passar um fim de semana na montanha, uma viagem que sem dúvida desfrutamos desde o início, admirando tão belas paisagens.

A vista era magnífica, se estendia à nossa volta quilómetros de verdejantes bosques rodeando as enormes e grandiosas montanhas, colinas repletas de flores coloridas e o ar mais puro e fresco que se pode respirar.

Mas, toda aquela harmonia foi brutalmente interrompida quando vimos que a família que estava na nossa frente, pela janela do carro, começou a jogar latas de refrigerante, embalagens de batata frita e lixo de todo tipo.

Como é possível esse nível de inconsciência?

Aquele ato me pareceu extremamente irresponsável, ainda mais depois de ter passado por uma paisagem tão majestosa. 

Devo admitir que fui dominado pela raiva, mas tentei usar esse sentimento de forma proativa. No caminho parei, eu e meu filho recolhemos todo o lixo que aqueles irresponsáveis ​​estavam deixando espalhado.

Mais tarde, quando pararam em um lugar lindo por sinal, e se preparavam para descansar, saí do carro e respeitosamente disse para a família: “Com licença, vocês estavam deixando essas coisas no caminho”. O homem congelou e lamentou completamente e disse um tímido “obrigado“.

Eu sei que talvez eu tenha exagerado um pouco, e é uma pena ter que fazer algo tão assim, mas há pessoas que não entendem o contrário.

Hoje, mais do que nunca, estou convencido de que o que precisamos fazer é educar pelo exemplo, mostrar aos nossos filhos que este mundo é sua casa, sua herança, o lugar onde viverão, assim como seus filhos depois deles. O mundo não pertence a ninguém, mas cabe a todos cuidar dele. 

Também é ilógico para mim ver a irresponsabilidade de quem mais tem, daqueles empresários cujo único interesse é obter lucros sem se preocupar com protocolos de proteção ambiental, que não respeitam a mãe natureza, que caçam indiscriminadamente e cortam árvores excessivamente, assim limitando nossa fonte de oxigênio.

Não percebem que todo o seu dinheiro não lhes será útil quando não houver ar fresco para respirar?

Por isso, é importante que, aos poucos, nós, como cidadãos, tomemos ação a favor do meio ambiente, e ajudemos a Mãe Natureza, agregando ações pequenas, mas significativas: 

1. Use menos água no banho, pois esse líquido precioso é um recurso que se não cuidarmos dele pode desaparecer.

2. Vamos economizar eletricidade, não vamos deixar nossos celulares ligados a noite toda, mas o suficiente durante o dia.

3. Evite jogar lixo nas ruas, pois as enchentes no período das chuvas ocorrem devido aos entulhos que entopem os esgotos e ralos. 

4. Não use pratos, copos ou qualquer material descartável; lembre-se que tudo isso vira lixo que se acumula rapidamente e o tempo de degradação é muito longo. 

5. Colocar em prática a lei dos três “r’s”: Reciclar, Reduzir e Reutilizar. 

Lembre-se de que é possível e necessário modificar nossos hábitos e adquirir maior sensibilidade para com o meio ambiente, que é responsabilidade de todos. É urgente agora evitar a contaminação e contribuir conscientemente para a tarefa de deixar este mundo melhor do que o encontramos. 

Até a próxima!

Deixe um comentário