5 Problemas de comportamento dos gatos que devemos resolver

5 Problemas de comportamento dos gatos que devemos resolver

Existem alguns problemas de comportamento dos gatos que parecem ser comuns à maioria dos felinos.

Aqui está uma lista de alguns desses comportamentos e o que você pode fazer para corrigi-los.

1. Não usar a caixa de areia

Infelizmente, esse “mau comportamento” é a desculpa mais usada para colocar gatos em abrigos. Acho que cabe aos donos treinar o gato para usar a caixa sanitária e se houver algum problema eles precisam descobrir o que está causando isso.

Os gatos continuarão a usar uma área onde possam cheirar a própria urina. Um amigo criador de gatos me contou que na primeira vez que o gatinho usa o chão para urinar, ele tira lenços para limpar e leva os lenços e o gatinho para a caixa de areia.

O gatinho vai associar o cheiro à caixa de areia. Faça o mesmo para gatos adultos.  No entanto, se um gato adulto urina continuamente de forma inadequada, você deve verificar se há um possível problema médico ou emocional.

2. Rosnar para as pessoas

Gatos rosnam quando têm medo ou defendem seu território de outro gato. Eles também irão rosnar quando tiverem carinho suficiente como uma forma de nos dizer para parar.

Se um gato foi provocado ou abusado, ele pode rosnar para estranhos ao se sentir ameaçado por eles.

Mesmo se o gato estiver com medo, ele tentará escapar da situação tentando parecer agressivo. Como donos de gatos responsáveis , estejam atentos à linguagem corporal dele para saber o que o chiado significa.

3. Urinar nas paredes ou portas

Se seu gato está urinando em superfícies verticais, ele está marcando seu território. Isso acontecerá mais em famílias com vários gatos.

Para se livrar desse comportamento horrível e fedorento, esterilize esses ambientes e castre o seu gato. Os gatos também fazem isso para atrair um gato do sexo oposto para o acasalamento.

Eliminar a necessidade de cruzar com outro gato reduzirá bastante a necessidade de urinar na porta ou nos móveis da sala de estar!

4. Arranhar móveis e tapetes

Os gatos adoram afiar suas garras. Infelizmente, muitos deles riscam nossos móveis, tapetes ou cortinas. 

É mais fácil se você começar este treinamento enquanto seu gato ainda é um filhote. No entanto, você ainda pode treinar um gato adulto, só vai demorar um pouco mais. Eu sugiro comprar brinquedos para o gato onde ele possa se distrair.

Cada vez que seu gato começa a arranhar a mobília, você deve dizer “não” a ele com voz firme, pegá-lo e carregá-lo até os brinquedos dele.

5. Morder fios elétricos

Este parece ser um hobby popular para gatinhos. Eles são extremamente curiosos sobre seu novo ambiente e conforme envelhecem, eles se aventuram em novas áreas.

Os cabos elétricos parecem ter o tamanho certo para que os gatinhos afiem os dentes de leite. Para salvar seu gatinho de um choque desagradável e danificar seu equipamento elétrico, você deve proteger o fio embrulhando com um material resistente.

Usando paciência e recompensas, você logo descobrirá que os problemas de mau comportamento desaparecem!

Deixe uma resposta