4 Truques para ensinar seu gato a não morder

You are currently viewing 4 Truques para ensinar seu gato a não morder

Uma das coisas mais importantes que devemos ensinar ao nosso gato é a não morder as pessoas. Para evitar passar por esse constrangimento, treine seu gato para não morder antes que alguém tenha uma experiência desagradável.

Treinar seu gato para não morder envolve entender que morder é um instinto natural do gato, que pode indicar uma luta pelo poder e que suas ações resultam em uma mudança de comportamento.

Morder é um instinto natural do gato

Existem algumas razões pelas quais os gatos mordem. Este parece ser o problema mais comum entre os donos de gatos.

Os gatos mordem, arranham e rolam com seus companheiros. Este é um treinamento importante para eles, porque quando crescerem e se tornarem gatos adultos, eles terão que caçar suas presas.

Os gatos domésticos não precisam aprimorar suas habilidades de caça. É aqui que você deve ensinar ao seu gato quais comportamentos são aceitáveis ​​e quais não são.

Por que isso pode indicar uma luta pelo poder?

Se você não tiver cuidado, seu animal peludo assumirá o controle de você e de sua casa. Se você não treinar seu gato para não morder, verá que ele o levará ao próximo nível e poderá causar alguns ferimentos.

Portanto, você deve mostrar ao seu gato quem é o chefe. Esta será uma luta pelo poder entre vocês dois. Esse tipo de dominância por meio da afirmação física é natural nos gatos.

Se você não for dominante, seu gato será. Isso não significa que você precisa ser cruel para ser agressivo. É prejudicial não dar ao seu animal de estimação algumas regras pelas quais ele deve viver, para que ele conheça os limites.

Dicas para impedir o seu gato de morder:

1. Use o método do borrifador:

Este é um método muito simples, sempre que o seu gato apresentar comportamento inadequado, basta borrifar água no rosto dele. 

Tenha cuidado para não borrifar água nos ouvidos. Uma desvantagem desse método é que você precisa manter o borrifador perto de você, então se você observar seu gato exibindo um comportamento incorreto, você pode usar o spray.

Isso torna o uso desse método muito difícil. Além disso, alguns gatos podem gostar de água e este método não funcionará.

A melhor maneira de parar o comportamento de morder é não tolerar isso desde o início. Ao iniciar qualquer programa de treinamento, certifique-se de que toda a sua família esteja colaborando, caso contrário, seu gato receberá os sinais errados.

2. Ignore seu gato.

Se você está prestando tanta atenção ao seu gato que ele quer se afastar de você e morde você para deixá-lo em paz, o melhor recurso que você pode ter é ignorá-lo.

Você pode tentar prestar atenção em seu gato em pequenas quantidades e depois parar de prestar atenção nele antes que seu limite seja atingido – é um ponto de partida. Se você sabe que seu gato vai morder se você acariciá-lo após 3 minutos, pare após 2.

3. Não brinque com ele se ele te morder.

Aprenda a comandar com voz firme!

Esse método pode parecer incomum, mas funciona. Em seu ambiente natural, ele pararia de morder outros gatos se eles mordessem. Você só precisa dar a ele um motivo para parar. Faça um barulho alto e diga “Não!” quando seu gato morde. Isso pode exigir algumas tentativas, mas dar a ele uma resposta desagradável a cada vez o ajudará a aprender que esse comportamento não será aceito.

4. Reforce o comportamento positivo:

Sempre que seu amigo peludo exibir o comportamento correto, elogie verbalmente, acaricie e trate-o com seu petisco favorito para fazê-lo se comportar da maneira que você quer.

Não recompense seu animal de estimação por exibir o comportamento errado. Caso contrário, você estará derrotando seu propósito.

Deixe um comentário