6 Coisas que você NUNCA deve dizer a alguém que está passando por um luto

You are currently viewing 6 Coisas que você NUNCA deve dizer a alguém que está passando por um luto

Passar por um processo de luto é difícil, realmente é difícil. E quando alguém passa por esse momento, tem coisas que NUNCA devemos falar, é melhor ser cauteloso. A pessoa está sofrendo, tentamos ajudar o máximo que podemos, mas atento às palavras. 

Se um amigo está sofrendo, o que mais queremos é fazer com que ele sinta que não está sozinho. Veja abaixo as 5 coisas que devemos evitar dizer a quem está de luto:

1. “Se houver algo que eu possa fazer para ajudar, por favor, me avise.”

Seu amigo provavelmente não percebeu que não comeu nem descansou por um bom tempo o dia todo.

Nos momentos de luto, não há energia para pensar em mais nada, apenas na dor que se sente. Ele não saberá como dizer o que você pode fazer para ajudá-lo.

Em vez disso, faça perguntas simples como: “Quer que eu prepare algo para comer ou traga comida para você?” Em vez de fazer ele pensar sobre que tipo de ajuda pode precisar.

2. “Você parece triste. Se quiser conversar, pode sempre contar comigo.”

Na primeira parte “você parece triste”, seu amigo está de luto, não faria sentido que ele parecesse feliz. Olhar para ele com tristeza e lembrá-lo provavelmente o tornará consciente de si mesmo e de sua dor, em vez de ajudá-lo a superar seu sofrimento.

Com a segunda parte da frase, há coisas que são reservadas para os amigos mais próximos. Se você não é um amigo muito próximo, essa afirmação pode soar um pouco vazia.

3. “Sinto muito pela sua perda. Como você está lidando com isso? Como foi o funeral?”

Seja sábio, se só se passaram alguns meses, por favor, não pergunte sobre o funeral. Especialmente se você estiver no meio de uma festa, este seria um momento muito inoportuno para isso.

Se você realmente quer saber, tudo bem, contanto que seja sensível sobre quando e onde perguntar.

4. “Eu sei como você se sente. Meu pai morreu aos 90 anos.”

Podemos ter nossos próprios momentos de luto que experimentamos no passado, mas nenhum luto é igual a outro.

Não compare a perda que essa pessoa sente com uma perda que você sentiu. Eles não são os mesmos. Eles são duas pessoas diferentes com sentimentos diferentes.

Isso dói muito e as pessoas quase sempre presumem que é reconfortante ter alguém expressando para você que já passou pela mesma coisa. Mas não é assim, há muitas coisas a se levar em conta para realmente saber como a outra pessoa se sente. 

Apenas diga que realmente sente muito por sua perda, não tente comparar.

5. “Foi a vontade de Deus. Ele viveu uma vida plena e agora está com Ele.”

Na primeira parte da frase, talvez seja a vontade de Deus que a pessoa tenha falecido, mas dizer a seu amigo durante o tempo de luto que Ele fez isso por um bom motivo é um tanto tortuoso. É como se você o forçasse a não sentir dor porque o que aconteceu faz parte da vontade de Deus.

A segunda parte da frase não é tão ruim, mas nesses momentos não é suficiente para confortar os entes queridos da pessoa que faleceu. Pule a primeira parte e adicione algumas memórias maravilhosas que você tem do falecido na segunda parte.

6. “Não fique triste, tudo ficará bem.”

Esta frase é talvez a mais imprudente de todas. Quem passa por um luto só quer viver sua dor, não quer projetar em seu futuro como serão as coisas sem seu ente querido.

O conforto com um simples abraço é o suficiente. Se lhe ocorrer dizer algo assim, tome cuidado, é melhor ficar quieto.

Lidar com a dor não é fácil. O conselho que damos não é perfeito para todos. Na verdade, o ponto chave é que devemos conhecer profundamente nosso amigo, para termos sinais claros de como podemos falar com ele.

Se você deseja sugerir outras dicas sobre como falar com uma pessoa de luto, compartilhe sua opinião nos comentários deste artigo.

Deixe um comentário