Imagine que você está sentado no vaso sanitário, curtindo uma revista, um bom livro ou simplesmente lendo os posts do Mundo Perdido. De repente, você lembra que tem um compromisso e precisa sair rápido do banheiro… você então olha para o lado e não vê o papel higiênico, você procura em todos os lugares, mas ele não está lá! Não há papel!
Você já se perguntou com o que as pessoas limpavam antes de existir o papel higiênico? Aqui estão alguns dos materiais antigos e repulsivos que você não vai nem acreditar!
1. Penas de gansos
Essa referência foi encontrada em obras pictóricas e literárias, em que o assunto é tratado de forma cômica. Você já se imaginou se limpando com penas? Não quero nem pensar!
2. Esponja em uma vara
Esta era uma opção muito mais decente e foi usada pelos romanos. Que espertos!
3. Cordas molhadas
A água salgada do mar era conhecida pelos seus múltiplos benefícios na limpeza e desinfecção; É por isso que os marinheiros se limpam com cordas molhadas no mar.
4. Folhas de árvores
Em algumas civilizações antigas, os colonos tinham que se limpar com o que encontravam na natureza… às vezes folhas de árvores.
5. Sabugo de milho
O milho delicioso, também pode reaproveitado para limpar. Aqui no Brasil, com certeza essa opção foi muito utilizada!
6. Pedaços de cerâmica
Quando um vaso precioso era quebrado, nossos ancestrais preferiram reutilizar em outras coisas, do que jogar fora.
7. Roupas velhas
Mesmo as roupas mais gastas e feias ainda eram úteis!
8. Revistas e jornais
À medida que a comunicação se modernizou e o jornalismo se estabeleceu, muitas revistas adquiriram outro propósito após serem lidas.
9. Mãos
E bem, de jeito nenhum! Na falta de recursos… Muita gente não teve escolha a não ser sujar um pouco as mãozinhas.