Confie em si mesmo e você alcançará tudo o que deseja… Uma reflexão que vai te dar força e coragem!

Confie em si mesmo e você alcançará tudo o que deseja… Uma reflexão que vai te dar força e coragem!

Se tiver confiança em si mesmo e nas suas próprias capacidades, poderá conseguir tudo o que se propôs na vida… ter aquele emprego que tanto desejou, comprar aquele apartamento com que tanto sonhou e visitar aquele lugar que tanto desejava ir.

Tudo depende de quão seguro você está, porque se você não acredita no potencial que você tem e que pela graça você recebeu, os outros também não acreditarão.

Agora, para que você desenvolva a autoconfiança, é extremamente importante que você se prepare psicologicamente, para que possa eliminar qualquer sentimento de insegurança que o habite.

Dicas para desenvolver confiança em si mesmo

Em geral, nossa insegurança aparece quando temos medo de:

  • Cometer erros.
  • Ser rejeitado.
  • Parecer um tolo.
  • Perder credibilidade.
  • Não alcançar o que nos propusemos fazer.

Não há dúvida de que o medo muitas vezes nos impede e não nos permite seguir em frente. No entanto, podemos superar.

Preste atenção nas dicas a seguir que lhe daremos aqui, pois elas o ajudarão a se preparar psicologicamente para que gere aquela autoconfiança que você precisa e pode assumir na vida:

1. Identifique o que te faz se sentir negativo e mude isso. 

Muitas pessoas inseguras pensam que são fracas. Eles pensam que não podem fazer nada bom, que tudo dá errado para eles e que os outros ao seu redor fazem as coisas melhor. 

Por outro lado, as pessoas mais autoconfiantes pensam que são capazes de fazer tudo o que se propõem a fazer e se consideram poderosas. O que eles acreditam, de certa forma, também é mentira… Porém, neste último caso, a segurança que essas pessoas têm é tão grande que de uma forma ou de outra acabam cumprindo tudo o que propuseram.

Uma técnica que pode ser útil é identificar aquelas mentiras que nos fazem sentir certa incerteza ou negatividade e proceder a mudá-las por algo mais positivo. Isso significa que, se você se considera uma pessoa fraca ou que não acredita em si mesma, pense que não, muito pelo contrário, anime-se.

Todas as manhãs, ao acordar, tente dizer a si mesmo estas palavras: “Eu sou muito forte“, “Eu posso enfrentar qualquer problema, aconteça o que acontecer” e “Eu sou capaz de resolver“. São afirmações que farão com que sua mentalidade mude aos poucos, pois seu cérebro irá programar automaticamente suas ações de acordo com elas, para que você consiga tudo o que deseja.

2. Determine em quais aspectos da sua vida você acha que pode melhorar

Quando uma pessoa geralmente diz que não acredita em si mesma, está se referindo apenas a um certo círculo de atividades em que está focada. Sua incerteza dentro desse círculo é tão grande que ele também acaba se projetando em tudo o mais que faz.

Na verdade, pessoas autoconfiantes podem se sentir seguras de algumas maneiras, mas não de outras. É o caso de um homem que não tem certeza de confessar seu amor a outra pessoa, mas está totalmente seguro de suas habilidades como cozinheiro.

Outro exemplo particular é o de alguém que pode ser considerado um mau vendedor, mas, ao contrário, pode ser considerado um grande impulsionador.

Portanto, é aconselhável que você determine em quais aspectos você se considera não tão bom e acha que deveria trabalhar mais, para que sua autoconfiança não seja totalmente afetada. Claro, tente não misturar outros aspectos neste trabalho.

3. Se esforce para alcançar suas realizações, assim como os outros fazem

Pessoas inseguras costumam acreditar que seus rivais, ou aquelas pessoas que fazem o mesmo trabalho que elas, fazem tudo muito bem, se sentem seguras e fazem tudo sem medo. No entanto, o último não é totalmente verdadeiro. Todos nós temos nossas próprias emoções, medos e inseguranças. Ninguém é mais forte do que ninguém.

Assim como você pode ficar nervoso em uma entrevista de emprego, os outros candidatos que precisam se apresentar também sentirão o mesmo.

Tenha em mente que não somos robôs e que, assim como você se esforça para progredir, outros também o fazem e têm sucesso. Portanto, foque sua mente em ver as coisas com um pouco mais de realismo ou empatia, assim você evitará se focar mais nas outras pessoas e começará a ganhar mais confiança em si mesmo. Este último, para poder trabalhar mais por conta própria e realizar suas próprias tarefas.

4. Pare de ter uma percepção negativa do futuro

Às vezes nos concentramos mais nas coisas negativas que podem acontecer amanhã do que no que vai acontecer a seguir. Sem dúvida, isso nos causa medo e insegurança. Vejamos novamente o exemplo da entrevista de emprego: O dia da entrevista ainda não chegou e a ideia de se apresentar já te assusta. Você pensa que não conseguirá com ela, que ficará mal ou que eles não vão lhe dar o emprego.

Se você focar nesses aspectos muito negativos, obviamente sentirá insegurança e medo, porque em sua mente aquele momento será como algo crucial, como se sua vida dependesse disso. Pelo contrário, se o resultado da entrevista for negativo, sua vida não vai acabar aí, sua vida vai continuar. Você simplesmente tem que trabalhar para melhorar e continuar tentando.

Pare de pensar negativamente sobre o amanhã. Em vez disso, prepare-se no presente.

5. Cuide e melhore sua aparência

Vista-se bem, seja mais caprichado consigo mesmo, tenha uma aparência bonita, use perfume, entre outras coisas. Não importa se você tem uma reunião com alguém ou se a entrevista de emprego é por telefone; cuide da sua aparência da mesma forma, pois isso o ajudará a melhorar o seu humor e aumentar a sua confiança. Está comprovado!

Ao se livrar do medo, você automaticamente começará a desenvolver mais autoconfiança. Portanto, concentre-se em superar todas as suas inseguranças e prepare-se psicologicamente para enfrentar a vida com maior otimismo. 

O sucesso está esperando por você!

Deixe uma resposta