Dizer “NÃO” aos nossos filhos é muito benéfico para eles, estamos os ajudando a se sentirem muito mais felizes e seguros. Estabelecer limites não é maltratar, as crianças são esponjas, absorvem tudo, as coisas boas as que não são, e é aí que, pela nossa experiência, podemos ajudá-las.
As crianças precisam ser corrigidas com muito amor, carinho e paciência e é assim que elas vão aprender, garanto. Agradeço pessoalmente aos meus pais pelas correções que me deram, graças a isso sou uma pessoa responsável e comprometida com minha família.
As crianças sabem perfeitamente como devem se comportar a fim de perturbar emocionalmente seus pais e, finalmente, conseguir o que tanto desejam. Muitos pais, especialmente os pais de primeira viagem, têm dificuldade em dizer não ao filho e acabam se acomodando às suas necessidades e desejos.
Colocar limites na criança irá ajudá-las a evitar milhares de problemas no futuro. Esses limites o ajudarão a criar filhos felizes, educados, respeitosos e, acima de tudo, responsáveis pela própria vida.
Aprender a dizer não aos seus filhos (especialmente quando o que eles querem não é o que precisam) vai ajudá-los a dosar a sua autoridade, a fim de corrigir qualquer comportamento e prevenir as dificuldades que possa ter ao educá-los e incutir valores fundamentais.
Com o tempo, você descobrirá que, embora pareça contraditório, em muitas ocasiões, quando um pai diz não ao filho, ele o está ajudando a se sentir mais feliz, como mencionamos anteriormente.
Criar um filho é complicado
Definir um limite não é uma coisa negativa e é algo que deve parar de ser associado a gritar, levantar a voz, ficar com raiva ou desrespeitar.
Estabelecer limites é colocar uma restrição, dizer NÃO a um pedido que você não consegue atender naquele momento, isso é positivo porque ensina a criança que às vezes ela tem que esperar até ter o que quer.
Definir um limite para os pedidos das crianças também as ensina a corrigir suas atitudes e que certos tipos de comportamento têm consequências.
Quando a criança lhe pede algo e você não compra e você nunca definiu um limite, certifique-se de que ela terá um ataque de raiva e gritará, e para fazer a birra acabar, você acabará comprando o que ela quer apenas para que todos parem de olhar para ela.
Isso NUNCA deve ser feito, porque só reforça comportamentos negativos, ensinando as crianças que, com um acesso de raiva, elas vão conseguir o que querem.
As crianças que não irá colocar limites em uma idade precoce são intolerantes à frustração quando eles são as pessoas mais velhas, mais incapaz mostrados a controlar suas emoções e têm dificuldade em seguir ordens e impor regras.