A morte faz parte da vida: Conheça o lado positivo da morte (Sim! Existe um!)

Em nossa sociedade, somos educados a viver de costas para a morte. Mas, a morte faz parte da vida e, dependendo de como lidamos com isso, podemos nos ajudar a ser mais felizes e aproveitar mais a vida.

Infelizmente, em nossa cultura, ninguém nos ensina a se familiarizar com a morte e encaramos isso como se fosse o pior acontecimento do mundo, mas as coisas não precisam ser assim.

A morte faz parte da vida e, se fôssemos educados a encarar a morte de frente, não apenas pararíamos de temê-la, mas, como em outras culturas, poderíamos usá-la para crescer espiritualmente e aprender a aproveitar a vida como ela é, um presente maravilhoso!

Proibido falar sobre a morte!

Em outras culturas, a morte é vista com um olhar de gratidão pelo tempo que a pessoa viveu.

Infelizmente, o mesmo não acontece em nossa sociedade. Aqui, quando alguém geralmente fala sobre a morte ou aborda o assunto, ninguém quer ouvir. Porque temos muito medo da morte (e do profundo significado da vida).

Mas, querendo ou não, somos forçados a analisar quando alguém amado morre. Nesta sociedade, a dor da perda deve ser adicionada à ignorância e confusão causadas pela falta de familiaridade com emoções tão intensas, para não mencionar nossa insistência ridícula em superar o mais rápido possível.

Não seria muito mais saudável estar familiarizado com a morte antes que ela nos pegue de surpresa? Não seria mais interessante estarmos prontos? Não seria mais saudável aceitar a dor e a tristeza (que fazem parte da vida) em vez de fingir que isso nunca irá acontecer? Certamente, se tivéssemos menos medo da morte, a dor e a tristeza durariam menos e a usaríamos para nos tornar pessoas mais fortes e mais preparadas para aproveitar a vida.

Vivemos de costas para a morte

Acreditamos que as coisas durarão para sempre, mas a vida é tão efêmera quanto qualquer outra coisa.

Não é um pouco infantil viver de costas para a morte? Vida segura? Obviamente, não se trata de ficar deprimido com pensamentos horríveis e constantes sobre a morte, mas de olhar para ela de outra perspectiva amável, mais amorosa e madura.

Qual é o lado positivo da morte?

Todo dia é um presente!

A morte nos lembra que a vida é um presente maravilhoso.

Se, em vez de reclamar tanto, percebemos que acordar todos os dias é uma bênção; se entendemos com humildade que todos os dias que vivemos é único; se observarmos a morte (que faz parte da vida) como uma grande aliada que nos ensina e nos lembra constantemente que não somos essenciais e que vamos morrer se queremos ou não… poderíamos realmente VIVER em letras maiúsculas, experimentar o milagre de estar aqui a cada momento, aceitar e comemorar com alegria qualquer experiência que nos aguarde ao virar da esquina.

Assim, em vez de sofrer fazendo duzentas pós-graduações e um mestrado; em vez de perder tempo tentando ter sucesso; em vez de preocupar e manipular o futuro de nossos filhos, simplesmente nos dedicaríamos a experimentar a vida com honestidade, a viver amorosamente, a fazer o que nossos corações pedem, a gozar com nossos verdadeiros desejos, sem medo ou culpa, deixando outros também fazerem isso.

Morte e ego

Se libertar do ego e da arrogância e se colocar nas mãos da vida é uma imensa libertação.

Não podemos evitar nossa morte ou a das pessoas que amamos. Temos o direito de ficar tristes, superar, sentir a dor e depois, como todo o resto, deixá-la ir e aprender com a experiência. 

Lembre-se disso, tanto a nossa própria vida como a dos outros não nos pertencem. Nossas posses e nosso corpo não nos pertencem. Vamos aproveitar enquanto o temos e nos livrar do fardo de tentar tornar tudo perfeito. Nossa vida na Terra é finita, e é precisamente por isso que é extraordinária e perfeita, mesmo que não pareça.

Se libertar do ego significa se colocar nas mãos da existência, como se deixar abraçar por uma mãe, se render a algo que está muito acima de nós e confiar que, se as coisas são do jeito que são, é porque tem que ser, mesmo que não entendamos nunca…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Truques para tomar boas decisões sobre seu futuro

Como ser uma pessoa melhor? 35 decisões que te farão melhorar a cada dia