8 Benefícios Do Cuscuz Para Sua Saúde

8 Benefícios Do Cuscuz Para Sua Saúde

O cuscuz é um alimento tradicional em muitas regiões do Brasil. 

A maioria dos benefícios de saúde associados ao cuscuz se deve a todos os seus minerais e vitaminas, incluindo selênio, tiamina, niacina, ácido fólico e manganês.

8 Benefícios do cuscuz:

1. Sistema cardiovascular saudável:

Um dos componentes mais importantes do cuscuz é o selênio, um oligoelemento muito difícil de encontrar em fontes alimentares, mas essencial para o corpo humano. 

Uma única porção de cuscuz possui mais de 60% da ingestão diária recomendada, essencial para a saúde do coração, pois o mineral funciona como um poderoso antioxidante, reduzindo também o perigoso colesterol LDL nas artérias e nas paredes das veias. 

Ao consumir cuscuz regularmente, você reduzirá o risco de sofrer de aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. Também é rico em potássio, excelente para a saúde arterial e prevenção de arritmias.

2. Previne o câncer:

O selênio e a vitamina E previnem vários tipos de câncer. A falta de minerais está ligada a um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata e pulmão.

3. Fortalece o sistema imunológico: 

As qualidades antioxidantes naturais do selênio ajudam a combater a proliferação de radicais livres e outras toxinas na corrente sanguínea e nos sistemas corporais.

O selênio tem uma maneira única de estimular o sistema imunológico, pois promove a regeneração de vitamina C e vitamina E, que desempenham um papel fundamental nos mecanismos de defesa do corpo.

4. Desenvolvimento da massa muscular:

O selênio é uma das partes importantes do desenvolvimento da massa muscular como parte essencial do metabolismo das proteínas e do desenvolvimento muscular. 

Estudos demonstraram que a deficiência de selênio é uma das causas da fraqueza e degradação muscular, além de fadiga anormal ou fraqueza geral do corpo.

5. Ajuda a perder peso:

Cuscuz tem baixo conteúdo calórico, fácil de cozinhar e com potencial saciante. De fato, ele tem muito menos calorias que o arroz ou a quinoa: um copo contém apenas 200 calorias, menos de 10% da ingestão calórica diária recomendada para adultos. 

Também é muito baixo em sódio, colesterol e gorduras saturadas. O rico conteúdo de fibras do cuscuz também atua como um impedimento à secreção de grelina, o hormônio que cria sentimentos de fome.

6. Boa digestão:

Uma única xícara de cuscuz contém quase 10% da ingestão de fibras recomendada pela OMS, por isso promove a digestão adequada dos alimentos e a saúde do sistema gastrointestinal, graças ao movimento peristáltico. 

A fibra também limpa as artérias, elimina o colesterol LDL prejudicial e estimula a captação e retenção de um bom colesterol.

7. Equilíbrio de fluidos ideal: 

Nosso corpo é composto por mais de 90% de água; portanto, o equilíbrio de fluidos em nossos sistemas orgânicos e cavidades corporais é essencial para o funcionamento normal. 

O potássio, abundante no cuscuz, é essencial para a regulação das vias celulares e fluidas. Também mantém um equilíbrio entre a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas, ajudando a regular as atividades excretoras do corpo.

8. Regula o metabolismo do corpo:

O alto teor de proteínas do cuscuz o torna ideal para regular o metabolismo de todo o corpo.  

A proteína é uma das partes essenciais do nosso corpo e pode ser encontrada em nossos cabelos, pele, unhas, dentes, órgãos, músculos, ossos, produtos químicos naturais e enzimas. 

Quando temos uma deficiência de proteína, muitos dos sistemas orgânicos do nosso corpo param de funcionar corretamente, levando a uma longa lista de efeitos potencialmente letais à saúde.

Deixe uma resposta