Borboletas pretas não são “mau presságio”, seu significado é positivo na verdade

Borboletas pretas não são “mau presságio”, seu significado é positivo na verdade

A Ascalapta Adorata é uma espécie envolvida em crenças negativas, principalmente para a cultura popular latino-americana, o que garante que sua mera presença dá azar. É por isso que muitas pessoas se perguntam: O que as borboletas pretas realmente significam? Tudo parece indicar que, longe da conotação de mau agouro, elas são de vital importância na natureza.

A fama da borboleta negra vem dos tempos pré-hispânicos.“Em nahuatl seus nomes eram mictlanpapalotl (borboleta da terra dos mortos), micpapalotl (borboleta da morte), miquipapalotl (borboleta do azar) ou tetzahupapalotl (borboleta do terror)”, detalha a National Geographic.

Mas não só isso, também é chamada de bruxa negra e até mesmo seu nome científico Ascalapta Adorata, se refere ao demônio ‘Ascalaphus’, o horticultor de Hades, que é o rei do submundo na mitologia grega que fez com que a superstição reinasse sobre milhares de borboletas negras.

O que borboletas pretas significam?

Longe de todas essas superstições, a borboleta preta é apenas uma mariposa inocente, que se alimenta de frutas fermentadas. Para se proteger de seus principais predadores, incluindo humanos, ela busca refúgio em locais sombreados.

Ao observá-las de perto, é possível perceber sua beleza peculiar, já que suas asas, que podem medir 15 centímetros, possuem cores como roxo, rosa e verde.

Mitos que devemos parar de acreditar:

É totalmente falso que a borboleta preta seja venenosa ou possa causar cegueira às pessoas, quando os olhos entram em contato com o pó de suas asas. A única coisa que pode acontecer é uma irritação leve.

Além disso, acaba sendo um importante polinizador de plantas e flores à noite, possibilitando a produção natural de sementes e frutos.

Muitos temores irracionais têm sido atribuídos às borboletas pretas, mesmo por superstição sua população diminuiu, o que significa um impacto negativo na natureza. 

É por isso que a partir de agora, quando você vir esta espécie, não a assuste ou machuque por causa de sua aparência, já que seu trabalho é tão importante quanto o de qualquer outro inseto.

Deixe uma resposta