Como aumentar a motivação? Passo a passo eficaz

Como aumentar a motivação? Passo a passo eficaz

Ter motivação pode ser uma tarefa um pouco difícil de alcançar, visto que depende em grande parte dos estados emocionais da pessoa, objetivos de vida, bem como gostos particulares, no entanto, é possível desde que haja uma compromisso por parte do indivíduo.

Aumentar a motivação é um pouco mais fácil quando vem de dentro, há um conjunto de etapas que podem levar as pessoas a aumentar a motivação e reduzir a distância entre o que desejam alcançar e o objetivo final.

1. Treine sua motivação:

Aprender a se motivar, a trabalhar pelo que deseja de forma contínua e organizada. Esta é uma habilidade que pode se tornar um hábito se a pessoa se decidir fazer.

Consiste em estabelecer pequenas metas para cada dia que ao final do caminho conduza o indivíduo a obter o que se propôs a alcançar a curto, médio ou longo prazo.

Para atingir esse objetivo, é necessário desenvolver a capacidade de resiliência, uma vez que podem surgir situações capazes de produzir uma diminuição na motivação do indivíduo.

Trabalhar a procrastinação também é um fator chave que deve ser levado em consideração, ativando os mecanismos para evitar a auto-sabotagem por meio da reflexão contínua.

2. Defina as metas e tenha um um plano de ação:

É importante estabelecer metas, mas ainda mais importante formular um plano que sirva de guia para o conjunto de ações necessárias para atingir a meta. O mesmo resultado não será obtido se for operado de forma desordenada como se as etapas necessárias fossem realizadas de forma organizada.

Um plano de ação deve incluir uma meta principal que será o objetivo final a ser alcançado, mas as estratégias que devem ser postas em prática para alcançá-lo também devem ser levadas em consideração.

O ideal é colocar o projeto principal no papel e descrever em detalhes todas as tarefas que devem ser realizadas para acessar a especificação. Isso permitirá que o indivíduo verifique a possibilidade de execução do plano.

Isso também pode ser trabalhado diariamente na forma de visualizações ou de um mapa de desejos no qual se coloca a foto de uma pessoa que, por suas realizações, é uma fonte de inspiração para o indivíduo. Recomenda-se manter um diário no qual os pequenos avanços que serão obtidos sejam escritos continuamente para ter uma fonte de motivação quando necessário.

3. Use a leitura como uma ferramenta motivacional:

É uma ferramenta eficaz nos períodos de baixa motivação para ir à leitura de livros de crescimento pessoal, cujas histórias convidam à motivação e inspiram a continuar. 

Leia casos de sucesso de pessoas que alcançaram o que se propuseram em algum momento e que apesar das adversidades em um compromisso total consigo mesmas, conseguiram realizar seus sonhos.

Deixe uma resposta