Como diferenciar um amigo verdadeiro de um amigo tóxico?

Como diferenciar um amigo verdadeiro de um amigo tóxico?

Como determinar quais dos nossos amigos são verdadeiros e quais são tóxicos? Neste artigo, vamos te ajudar a reconhecer um amigo leal e todos aqueles em quem você não deve confiar. Confira!

Preste atenção ao que seus amigos dizem

Ouça o que seu amigo diz na frente de outras pessoas. A atitude deles em relação a você muda devido à presença de amigos em comum? Lembre-se de que um verdadeiro amigo deve te apoiar em qualquer situação.

Também preste atenção se você se sente relaxado com seu amigo. Se você tem um relacionamento de confiança, a presença deles deve te encorajar. Fique atento se o seu amigo diz que você não vai conseguir e tenta te desanimar dos seus sonhos. Se você perceber isso, é muito provável que esse amigo tenha inveja de você. Um verdadeiro amigo sempre irá te apoiar!

Se sua amiga/amigo prefere falar apenas sobre ela, então ela não está interessada em você. Você se lembra da última vez que ouviu um elogio do seu amigo? Ele te apoia em momentos importantes? Fique atento a esses sinais!

Um verdadeiro amigo sempre te ouve você com interesse

Os verdadeiros amigos têm interesse genuíno e sincero em te ajudar. 

Um verdadeiro amigo não deve apenas te ouvir, mas também te dar bons conselhos. Se o seu amigo, não conseguir responder às suas perguntas com confiança, então há problemas. Fale com ele sobre sua situação de vida e preste atenção em sua reação, especialmente em seus olhos e expressões faciais.

Se ele começar a olhar em volta, respondendo de forma inadequada e checando o telefone, então não está interessado. Depois de um tempo, você pode lembrá-lo dessa conversa e ver o quanto ele se lembra do que você disse. Todas as pessoas são egoístas, mas seu melhor amigo deve estar interessado em sua vida.

Verdadeiros amigos não fofocam uns sobre os outros

Infelizmente, muitas vezes não conseguimos segurar a língua. Lembre-se, se você sabe que um amigo está espalhando fofoca sobre você, você precisa conversar seriamente com ele.

Se você não tem certeza absoluta de que seu amigo está caluniando você, fique longe por um tempo. Talvez ele esteja falando sobre você pelas suas costas, se estiver, então ele não pode ser chamado de um verdadeiro amigo.

Com que frequência seu amigo diz “não” para você?

Um verdadeiro amigo sempre encontrará tempo para se comunicar com você.

Se um amigo frequentemente encontra motivos para não se encontrar com você, então talvez ele prefira atividades mais interessantes. Lembre-se de que ser um melhor amigo é um emprego de tempo integral.

Os amigos estão interessados ​​uns nos outros, o que significa que o lazer conjunto deve ser percebido como descanso. Se o seu amigo anda com outras pessoas ou apenas fica em casa, então falta um pouco de comunicação. 

Tente conversar com seu amigo sobre isso – as pessoas costumam buscar amizades apenas para evitar ficar sozinhas. Não perca tempo com essas pessoas, talvez alguém próximo a você te trate muito melhor.

Deixe uma resposta