6 Sinais que podem indicar que você é uma pessoa tóxica e ainda não sabe

6 Sinais que podem indicar que você é uma pessoa tóxica e ainda não sabe

Uma pessoa tóxica pode ser definida como alguém com um caráter negativo que geralmente afeta de forma negativa e constante o humor das pessoas ao redor. Essas pessoas não são capazes de crescer e se desenvolver como pessoas, por isso não permitem que aqueles ao seu redor também cresçam.

Você pode ser uma pessoa tóxica e você não sabe!

Mas, e se você mesmo for uma pessoa tóxica? Para identificar se você é uma dessas pessoas, aqui você encontrará 6 sinais que indicam se você é uma delas.

1. Dependência emocional

A dependência emocional pode ser definida como a extrema necessidade de afeto manifestada pelo sujeito para com outras pessoas. Um exemplo claro pelo qual você pode detectar se sofre de dependência emocional é em um relacionamento amoroso.

Os sintomas de dependência emocional que o sujeito apresenta são geralmente ansiedade e o grande medo de perder o parceiro. Aqueles que são emocionalmente dependentes tendem a ser submissos e idolatrar ou magnificar a pessoa de que precisam. Eles também mostram insegurança acentuada e baixa autoestima.

2. Baixa autoestima

Um dos 6 sinais que indicam se você é uma pessoa tóxica é a baixa autoestima. Você pode sentir que não é capaz, que não é o suficiente, talvez até que seja inútil como pessoa. A baixa autoestima tem muitas causas possíveis. Em geral, os fatores que levam à baixa autoestima são o ambiente social, a crítica ou a educação dos pais.

Esse é um fator que dificulta seu crescimento pessoal, porque sempre sentirá que não é digno ou capaz de alcançar mais. Pessoas com baixa autoestima podem ter vários desses pensamentos e muitos mais.

3. Pensamentos negativos

As pessoas tóxicas geralmente consideram cada ideia um pensamento negativo. Eles não conseguem encontrar soluções para seus problemas facilmente. E é que para cada ideia que lhes ocorre, eles encontrarão dois ou três pensamentos negativos sobre por que não funcionará.

Essa situação se baseia no fato de o cérebro humano reconhecer os pensamentos negativos com mais facilidade, o que é um instinto natural de sobrevivência. Mas a verdade é que pensar muito sobre esses pensamentos negativos pode ter consequências graves. Nosso cérebro e nossa saúde são afetados pelo estresse gerado por esses pensamentos constantes.

4. Se culpar por tudo

Lamentar e culpar a nós mesmos por tudo o que acontece em nossos relacionamentos é um dos 6 sinais que indicam se você é uma pessoa tóxica. E é esse comportamento é prejudicial a nós mesmos.

As causas que nos levam a culpar tudo o que acontece estão relacionadas à baixa autoestima. Quando as coisas dão errado, o sujeito se culpa por acreditar que tudo de ruim que pode acontecer se deve à sua ineficiência.

5. Sempre colocar os outros em primeiro lugar

As pessoas tóxicas costumam colocar os outros constantemente em primeiro lugar. Esse comportamento se deve ao desejo de ser aceito e de compensar as coisas negativas que você sente que sempre faz aos outros. Esse comportamento reflete altamente autotoxicidade.

Junto com o próximo ponto: “assumir o papel de vítima” e o anterior de “sempre se sentir culpado” torna-se um hábito terrível e um ciclo vicioso. Cada uma dessas características complementa a outra, e quanto mais culpa o sujeito sente, maior sua necessidade de compensar esse fracasso com altruísmo exagerado. Da mesma forma, quanto mais o sujeito se sacrifica, maior é a sensação de ser constantemente pisoteado.

6. Assumir a posição de vítima

Assumir na frente dos outros a posição de que todos te machucam ou que ninguém te ama. Talvez você também pense que seu parceiro ou seus amigos estão errados e culpe a eles e ao mundo por seus próprios problemas. Este é um dos 6 sinais que indicam que você é uma pessoa tóxica que afasta as outras pessoas, piorando a situação.

Esse comportamento está associado à baixa autoestima, à necessidade de chamar a atenção dos outros e também de manipular. Essas pessoas culpam as coisas ruins que acontecem a tudo ao seu redor, até mesmo como uma desculpa para não enfrentar seus problemas ou admitir seus erros.

Sempre há uma saída!

O primeiro passo para superar essa situação é reconhecê-la. Com o tempo, você pode eliminar todas essas atitudes negativas que impedem sua felicidade. Seria útil ter profissionais para te apoiar no processo.

Se o que você quer é amor, lembre-se de que primeiro deve amar a si mesmo. Tente amar a si mesmo, para começar, com todas as suas falhas e virtudes. Agora se anime e conquiste sua felicidade.

Deixe uma resposta