Conheça a verdadeira importância de passar um tempo de qualidade com seus filhos

Conheça a verdadeira importância de passar um tempo de qualidade com seus filhos

Para muitos pais, a rotina diária agitada, responsabilidades e obrigações os impedem de desfrutar plenamente o tempo com seus filhos.

Os pais vivenciam uma vida em constante movimento, por isso geralmente não têm tempo para ficar com os filhos.

A constante evolução, crescimento e adaptação das pessoas às mudanças da sociedade têm forte impacto nos indivíduos e nas suas relações familiares, sentimentais e sociais.

Pois têm diferentes tarefas e responsabilidades que esgotam física, emocional e psicologicamente os pais. Assim, quando voltam para casa, o que procuram é tempo para descansar e se recuperar. Uma ação que às vezes pode ser interrompida pela presença de crianças e trabalho dentro de casa.

É por isso que muitas vezes, embora os pais estejam ao lado dos filhos, suas mentes estão voltadas para o trabalho ou outras responsabilidades. Dessa forma, embora estejam fisicamente compartilhando seu tempo com seus parceiros ou filhos, não aproveitam realmente o momento de vínculo familiar.

Ato inconsciente que muitos adultos realizam sem perceber os danos que o dito “abandono” causa nas relações familiares. Os filhos são os principais afetados pela falta de tempo dos pais.

Dê a si mesmo tempo para curtir seus filhos

Embora as responsabilidades do dia-a-dia no trabalho e em casa possam consumir todo o seu tempo e energia. Ao ter filhos em casa, é importante dar-lhes a oportunidade de compartilhar, conversar, brincar e interagir com você.

Já para os mais pequenos, as figuras dos pais representam o amor, a proteção, o carinho e o cuidado que nenhum outro adulto pode dar.

Por isso é tão importante dedicar até mesmo uma hora do seu tempo para conversar, brincar, questionar e compartilhar suas descobertas, pensamentos e ideias com você. Dessa forma, os filhos conseguem desenvolver um forte vínculo com os pais, não se sentindo abandonados ou menosprezados pela própria família.

Pois embora suas mentes falhem em compreender plenamente as obrigações da vida adulta. Os filhos são perspicazes o suficiente para perceber o esforço e o sacrifício que seus pais fazem para compartilhar um pequeno momento de seu tempo para mostrar seu carinho e amor.

Além disso, ao compartilhar o tempo com sua família, você proporciona grandes benefícios para o relacionamento familiar, melhorando a comunicação e o carinho entre os membros da casa. Mas, sem dúvida, os mais beneficiados são os filhos, já que a interação com os pais consegue impactar positivamente no seu processo de aprendizagem.

Sentindo-se motivado a se desenvolver cognitiva, afetiva, social e emocionalmente, por vivenciar um relacionamento saudável com seus pais.

Da mesma forma, como pai, você será capaz de experimentar uma diminuição em seus níveis de estresse, permitindo desfrutar o calor da família. Desde ouvir o riso das crianças e do seu dia a dia, dá uma sensação de calma, amor e alegria ao observar como o seu filho vai descobrindo o mundo.

Portanto, voltar para casa se torna o momento mais esperado do dia. Pois é o momento perfeito para compartilhar com seu parceiro e seus filhos, estando livre das preocupações e obrigações da rotina.

Deixe uma resposta