O número de usuários nas redes sociais continua a crescer. De fato, uma pessoa média gasta pelo menos 1 hora e 40 minutos por dia olhando para seus perfis nas redes sociais. É uma quantidade incrível de tempo que poderia ser dedicada a outras coisas, mas faz parte da realidade atual. 

No entanto, isso não significa que gastar tanto tempo nas mídias sociais seja bom para você. Embora seu trabalho possa exigir que você permaneça socialmente online durante o horário de trabalho, pode ser muito útil desintoxicar durante o fim de semana ou durante as férias. 

1. Interrompa o ciclo de comparação social 

Os cientistas descobriram que a maioria das pessoas que usam redes sociais acaba se comparando à vida de todas as pessoas que conhecem. O problema é que isso pode ter um sério impacto na sua autoestima. 

Por exemplo, se todas as pessoas que você conhece se casam e têm filhos, mas você ainda é solteiro, pode acabar se sentindo isolado e sozinho. Isso pode até levar à depressão severa para algumas pessoas.  

Quebre esse ciclo doentio fazendo um detox nas redes sociais para que você possa se reconectar com todas as coisas incríveis da sua vida. 

2. Você não ficará tão competitivo 

Mesmo que você não esteja ciente disso, as redes sociais trazem à tona seu lado competitivo. Isso ocorre porque a principal base de redes sociais é atrair atenção para suas postagens. 

Cada reação e comentário é uma medida de quão popular é uma publicação específica, o que pode fazer você se esforçar para superar os outros e até a si mesmo. 

Esse tipo de competitividade não é saudável e pode causar ansiedade e depressão. Faça uma pausa na saúde mental longe das redes sociais por um tempo. 

3. Melhore o seu humor geral 

Estudos descobriram que quanto mais tempo você gasta nas mídias sociais, maior a probabilidade de desenvolver depressão. Além disso, a quantidade de tempo gasto nesses sites está diretamente relacionada ao fato de você se sentir estressado ou feliz. 

Em outras palavras, se você se sente muito ansioso, estressado ou deprimido, é um bom momento para desintoxicar as redes sociais. Você pode se sentir estranho no começo, mas seu humor geral deve começar a melhorar à medida que você se afasta do Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais. 

4. Reconecte-se ao mundo real 

Você se conecta bem com outras pessoas na Internet, mas nunca se encontra pessoalmente? Isso pode ser ideal para introvertidos, mas todos temos a necessidade de algum contato humano pessoalmente. 

Infelizmente, as pessoas que passam muito tempo nas redes sociais relatam que se sentem sozinhas e isoladas na vida real.

A boa notícia é que, mesmo se você é introvertido e se sente desconfortável com muita interação pessoalmente, pode melhorar seu humor simplesmente saindo em público. Vá para o seu parque ou restaurante favorito, se você preferir ficar sozinho. Você pode até ir ao cinema ou a um concerto. 

5. Comece a viver o momento 

Você publica tudo o que faz no Facebook enquanto realiza todas as atividades ou eventos da vida? Houve até casos de pessoas atualizando suas contas do Facebook e Twitter do altar imediatamente após o casamento. 

Essa é uma maneira viável de documentar sua vida, mas também pode se tornar um fardo que o afasta do momento atual. Se você está vivendo através das lentes das redes sociais, em vez de interagir diretamente com elas, suas experiências terão uma qualidade inferior e se tornarão menos memoráveis. 

6. Pare de ficar obcecado com o passado

Você passa muito tempo lendo seus tweets antigos ou no Facebook perseguindo seu ex? Isso pode te manter preso de maneira negativa.

Deixar as redes sociais para trás por um tempo pode dar a você o espaço necessário para parar de ficar obcecado e seguir em frente com sua vida. Certifique-se de que, ao retornar às redes sociais, dê outro passo para bloquear seu ex ou qualquer outra pessoa que você stackeia muito. 

7. Você ganhará muito tempo livre

Você acha que nunca tem tempo suficiente para se exercitar, ler ou limpar sua casa? A pausa nas redes sociais ajudará você a recuperar quase 2 horas por dia, durante as quais você poderá dedicar sua energia a melhorar sua vida. 

Caminhar por 30 minutos por dia oferece enormes benefícios para a saúde física e mental, o que torna muito melhor usar seu tempo percorrendo Facebook. Você também se sentirá menos estressado se arrumar um tempo para arrumar sua casa. 

Se você achar difícil desconectar completamente, considere visitar um dos muitos sites que oferecem benefícios educacionais. Fazer um curso gratuito sobre um tema de interesse é definitivamente uma das melhores maneiras de gastar seu tempo e pode enriquecer sua vida pessoal e profissional. 

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.