7 Exercícios Cerebrais Para Treinar o Cérebro

Você sabia que pode treinar sua mente enquanto escova os dentes? Mudanças sutis em sua rotina diária podem te tornar mais inteligente. 

Contamos 7 exercícios mentais curiosos que você pode realizar no seu dia a dia para ser mais inteligente.

Assim como vamos à academia para treinar nosso corpo, não devemos negligenciar nossa mente. O cérebro também deve ser treinado, e isso não é apenas possível fazendo centenas de quebra-cabeças ou lendo dezenas de livros por semana. 

Existem muitos exercícios mentais que você pode fazer no seu dia a dia para treinar sua mente e ser mais inteligente.

O bom é que esses exercícios mentais não requerem tempo: eles podem fazer parte de sua rotina diária, simplesmente envolvem mudanças sutis em seus hábitos simples e até divertidos. 

Por exemplo, escovar os dentes com uma mão ou outra pode te tornar mais inteligente. Assim, enquanto você toma banho, também pode fazer exercícios para treinar sua mente.

Estes são exercícios são chamados de ginástica cerebral. Consiste em submeter seu cérebro a novas experiências, combinando diferentes sentidos para estimular conexões entre diferentes regiões do cérebro. 

Todos esses exercícios melhoram a memória e atrasam os efeitos do envelhecimento mental!

Experimente alguns desses exercícios mentais e, com o tempo, você perceberá a diferença:

  1. Escove os dentes com a outra mão: você é destro? Comece a escovar os dentes com a mão esquerda e o mesmo vale para os canhotos: a partir de agora com a mão direita. Isso inclui pegar a escova e abrir a pasta de dente com a outra mão.
  2. Feche os olhos enquanto estiver tomando banho: Ao tomar banho com os olhos fechados, você notará mais texturas invisíveis ao olho humano com as mãos, enviando mensagens ao seu cérebro. Tente fazer o exercício completamente: encontre e abra a torneira com os olhos fechados e tome banho sem abrir os olhos.
  3. Alterne sua rotina matinal: Tente alternar sua rotina matinal, por exemplo, siga um caminho diferente para ir ao trabalho, mude a ordem de suas tarefas, ouça rádio em vez de assistir TV… existem muitas maneiras simples de dar um pouco de novidade à sua manhã.
  4. Inverter as coisas… literalmente: Pegue objetos de sua casa e vire de ponta cabeça. Quando você olha para a foto familiar que você tem na mesa, de cabeça para baixo, seu cérebro começa a agir tentando interpretar a forma e as cores da imagem, descobrindo o que é. Você pode fazer isso com muitos objetos, desde o relógio da cozinha até os ímãs da geladeira.
  5. Mude seu lugar na mesa: Normalmente, cada membro da família tem seu lugar na mesa. Algo tão simples quanto mudar de lugar ajuda a exercitar sua mente. Você verá o ambiente de outra perspectiva, dando atividade ao seu cérebro.
  6. Descubra o poder do seu nariz: é positivo para sua mente criar vínculos entre cheiros e atividades. Tente guardar uma garrafa contendo um líquido com o cheiro que você gosta e cheire logo que levantar; leve de volta ao nariz enquanto se veste, por exemplo.
  7. Jogue com moedas: todo esse lixo que você guarda tem um utilitário. Tente sempre carregar moedas no bolso e tocar de vez em quando, tentando adivinhar qual é o valor da moeda sem olhar para ela. Reconhecer algo sem usar a visão aumenta a atividade cerebral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa reflexão de Mark Zuckerberg vai encher seu dia de motivação

Os três cegos e o elefante: Uma parábola para refletir