Quando As Coisas Não Saírem Como Você Quer, Leia Essa Fábula Japonesa Motivadora

equipe mundo perdido

Updated on:

Essa fábula esconde a fórmula do sucesso e da perseverança.

Cada pessoa é livre para viver a sua vida ao seu próprio ritmo e só podemos esperar que o façam da melhor maneira possível, sem prejudicar ninguém ou desperdiçar os momentos preciosos que podem aproveitar ao longo do tempo.

Mesmo assim, há lições que passaram de boca em boca, que viajaram milhares de quilômetros ao mundo e que servem para que cada um compreenda, com essa sabedoria milenar, que há coisas que nunca mudam. Esta é a lenda do bambu japonês:

Há muito tempo, dois fazendeiros caminhavam por um mercado quando pararam no posto de vendedor de sementes, surpresos com sementes que nunca tinham visto.

“Mercador, quais são essas sementes?”, perguntou um deles.

“Eles são sementes de bambu. Eles vêm do Oriente e são sementes muito especiais”.

“E por que eles teriam sido tão especiais?”, disse um dos fazendeiros ao comerciante.

“Se você levar e plantar, saberá o porquê. Eles só precisam de água e fertilizante”.

Assim, os agricultores, movidos pela curiosidade, compraram várias sementes daquela estranha planta chamada bambu.

Após o retorno às suas terras, os agricultores plantaram essas sementes e começaram a regar e fertilizar, como o comerciante lhes havia dito.

Depois de um tempo, as plantas não germinaram enquanto o resto dos cultivos continuou a crescer e dar frutos.

Um dos fazendeiros disse ao outro: “Aquele velho comerciante nos enganou com as sementes. Nada jamais sairá dessas sementes”. E ele decidiu parar de regar e fertilizar.

O outro decidiu continuar cultivando as sementes e não passou nenhum dia sem cuidar delas.

O tempo passou e as sementes não germinaram.

Até um belo dia, quando o fazendeiro estava prestes a parar de cultivar, ficou surpreso ao descobrir que o bambu havia crescido. E não só isso, mas as plantas atingiram uma altura de 30 metros em apenas 6 semanas.

Como era possível que o bambu tivesse levado 7 anos para germinar e em apenas seis semanas ele atingisse tamanho tão grande?

Muito simples: durante esses 7 anos de aparente inatividade, o bambu estava gerando complexos sistemas radiculares que lhe permitiriam sustentar o crescimento que a planta teria mais tarde.

O que podemos aprender com o bambu e o agricultor?

Muitas vezes nosso esforço é grande, e é por isso que esperamos um resultado proporcional a nosso esforço. Não vendo frutos do nosso trabalho, demos à ideia de que o nosso trabalho não é suficiente ou as condições não permitem a prosperar, mas muitas vezes o resultado é invisível para os olhos e simplesmente as raízes estão se formando e a recompensa é a grande.

A fábula de bambu não diz que depois de muito tempo, o resultado será enorme em um curto espaço de tempo, se investirmos nosso trabalho por anos, chegará um momento em que facilmente obter tudo facilmente, mas é a dedicação e trabalho constante, isso nos fará ver resultados.

Muitas vezes não vemos resultados rapidamente, mas com perseverança e trabalho duro, sem desistir, um dia teremos bambu com muitos metros de altura.

7 comentários em “Quando As Coisas Não Saírem Como Você Quer, Leia Essa Fábula Japonesa Motivadora”

  1. As vezes nos deparamos com dificuldades, que podem, podiam, ser resolvidas de imediato, porem, por alguma razão, não conseguimos, ai, vc cria desanimo, desalento, e esquece que nem sempre, as coisas acontecem quando queremos, existe um tempo de maturação, e do nada, acontece algo que tudo se resolve, em poucos dias.// São os desígnios de Deus………….

    Responder
  2. No meu caso, eu escolhi continuar “regando”, e já noto brotos satisfatórios. Persista! Ainda que desacreditem de você e seu propósito.

    Responder

Deixe um comentário