Você se considera um fracasso? Então você precisa ler isso!

Unhappy businessman under stress after business project failure, hand covering eyes.

“Eu me sinto como um fracasso”.

Você tem dito isso ultimamente?

A vida tem esse jeito de chutar você quando já está para baixo.

Todos passamos por períodos de nossa vida que parecem ter sido o fim do mundo.

Pode ter sido um divórcio, uma discussão, um projeto que não foi do jeito que você esperava, a perda de um emprego ou oportunidade, ou qualquer outra coisa.

Mas esses fracassos são parte da vida, mesmo que não queiramos aceitar isso.

Foi Winston Churchill quem disse: “O sucesso consiste em ir do fracasso ao fracasso sem perder o entusiasmo”.

Porque nas cinzas de todo revés e fracasso estão as sementes que germinarão novas oportunidades e caminhos.

Às vezes, pode ser um pouco difícil ver o lado positivo quando você está dizendo a si mesmo: “Eu sou um fracasso”.

Mas isto pode ser feito!

Aqui estão 14 razões pelas quais você está errado:

1) A vida não é sobre o que você “faz”. É sobre quem você é

Quando as pessoas se concentram em seus sucessos para se validarem, seu autovalor depende dessas realizações.

Então, é claro, quando você se sai bem, você fica feliz e, quando faz mal, fica triste. Mas isso é limitante e não representa quem você é.

Mesmo que você esteja realizando coisas na vida, a satisfação dessas conquistas não durará muito. E antes que você perceba, voltará a desejar outra conquista para se sentir bem.

Você precisa aprender a amar a si mesmo por quem você é.

2) O fracasso é a prova de que você está se esforçando ao máximo

Se você quisesse viver com conforto, poderia viver uma vida livre de falhas. Você nunca tentaria algo novo e ficaria na sua zona de conforto.

Agora eu não sei sobre você, mas não acho que a vida seja entediante.

Se você quer crescer e experimentar tudo o que a vida tem para oferecer, então você tem que falhar. O fracasso é evidência de que você está vivendo a vida, tentando coisas novas e tentando realmente realizar alguma coisa.

Temos muita sorte de estarmos vivos, então podemos aproveitar ao máximo enquanto estamos aqui.

3) Algumas coisas estão simplesmente fora do seu controle

Talvez você esteja se sentindo um fracasso porque não conseguiu essa promoção no trabalho, ou o projeto em que você estava trabalhando não funcionou.

Mas esses fracassos podem ter sido de fatores que estavam simplesmente fora de seu controle. Talvez você estivesse competindo com o filho do chefe por essa promoção.

Seja o que for, o fracasso nem sempre é pessoal. Se concentre nas coisas que você pode controlar, como fazer o seu melhor.

4) O fracasso é uma oportunidade para crescer

Só porque você falhou não significa que você é um fracasso. Todo mundo falha. E, de fato, sem falhas, os seres humanos não teriam conseguido muito.

O fracasso é simplesmente uma oportunidade para crescer e aguçar suas habilidades. Toda vez que você falha, você aprende algo novo.

5) Você não está com fome

Mesmo quando você falha, é importante manter a perspectiva correta.

A comida é uma daquelas coisas que damos por certo, que nos esquecemos que muitas pessoas ao redor do mundo estão morrendo de fome.

A próxima vez que você se sentar para uma boa refeição, aproveite o tempo para saborear cada mordida.

Aproveite e encontre a felicidade na simplicidade de uma refeição deliciosa, desde a primeira mordida até a última.

6) Você ainda está vivo para aprender

Derrotas e fracassos sugam. Eles podem tirar toda a vida e energia de você e te manter fora do jogo por meses, e às vezes anos, se você deixar seu luto se desenvolver.

Mas lembre-se disso: o que aconteceu com você, não foi ruim o suficiente para matar você. E isso significa que você pode mudar.

Você pode aprender com essa experiência e seguir em frente. Continue a construir essa experiência e crie uma versão melhor de si mesmo que dessa vez tenha o poder de ser bem-sucedida.

7) Você é livre para escolher

Quando você está se sentindo para baixo, é importante ter em mente que você tem a liberdade de sentar e deixar a derrota acabar com você pelo resto da vida, ou a liberdade de negar essa satisfação e voltar e começar de novo. Então, o que vai ser?

8) Você tem água limpa

É uma necessidade tão básica, um componente tão simples da vida; tanto que não podemos subestimar a importância absoluta disso.

Por mais impensável que seja, a água limpa não é uma liberdade universal que todos podem dizer que possuem.

Então, quando você se sentir como um fracasso, fique feliz por ter água limpa sempre que quiser e por concentrar sua mente em outras coisas.

9) Sua felicidade é sua

Ninguém pode negar sua própria felicidade. Cada pensamento, palavra e ação que vem de você é sua, e você pode optar por se concentrar em ser feliz.

Tudo o que é preciso é sua própria força de vontade e desejo de ser feliz; nada o impede de encontrar aquele velho sorriso.

10) Você pode perdoar

Imagine se vivêssemos em uma sociedade onde não éramos autorizados a perdoar. Onde não podemos absolver as pessoas da dor do arrependimento, e onde os erros que cometemos podem durar a vida toda.

O perdão é uma das melhores coisas que podemos fazer, porque podemos liberar as pessoas da dor simplesmente dizendo: “Está tudo bem”. Aprecie sua capacidade de fazer isso.

11) Você pode encontrar amigos em todo o mundo

Por mais que eles digam que nos tornamos mais anti-sociais por causa da Internet, na verdade pode ser o contrário, se você jogar suas cartas corretamente.

A Internet é a maior ferramenta para fazer amigos que a humanidade já teve; com apenas alguns cliques, você pode fazer amigos de todo o mundo.

Mesmo se você está se sentindo um fracasso, ainda há muita oportunidade nos dias de hoje para conhecer outras pessoas e aprender.

Não só você pode experimentar a amizade como nunca antes, mas você pode desfrutar de outras culturas de uma forma que nunca foi possível.

12) Você tem roupas

Se sentindo deprimido e abatido? Coloque sua camisa favorita, ou vestido, ou chapéu. Aproveite ao máximo o seu guarda-roupa e fique feliz por ter mais opções do que você poderia precisar. Dê estilo a si mesmo da maneira que você merece.

13) Seu sonho é seu

Não apenas você tem um sonho, mas tem um sonho que veio de você. Essa é uma coisa que ninguém jamais poderá tirar de você: o que você quer para si mesmo.

Este sonho, se usado adequadamente, sempre irá motivar você a trabalhar e ser melhor e alimentar o fogo em seu coração.

Aproveite ao máximo seu sonho e faça seu sonho ganhar vida.

14) Você sabe o que é amor

Se você atualmente tem um parceiro ou não, perceba isso: você experimentou o amor. A sensação mais humana que a nossa mente nos permite, o amor é o que impulsiona tanto o que fazemos.

Você pode se sentir um fracasso agora, mas ainda tem a capacidade de sentir amor e encontrar amor.

Música, livros, carreiras, guerras – muito disso é motivado pelo amor. E você sentiu isso, e mesmo que nunca mais o sinta, sabe o que é o amor. Você tem sido parte do amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quando As Coisas Não Saírem Como Você Quer, Leia Essa Fábula Japonesa Motivadora

“A formiguinha desanimada” Uma parábola que vai encher seu coração de esperança