Você se considera uma pessoa generosa?
Você está pensando: “Claro que eu sou uma pessoa generosa!”
Agora, quero fazer você pensar outro pouco: O que significa ser generoso? O que é generosidade para você? É importante gastar alguns segundos para responder a esta pergunta.
Talvez você tenha definições do tipo “generosidade é dar o que você tem a outras pessoas que precisam”, ou “colocar as necessidades dos outros antes daquelas de si mesmo” ou “compartilhar o que você tem” ou “ajudar” Ou “a virtude de ajudar sem esperar nada em troca”, coisas assim.
A verdade é que a generosidade vai muito, muito mais do que essas definições. Na verdade, essas definições poderiam ser todas válidas… ou todas profundamente erradas.
Definição de “generosidade”
Generosidade é a arte de “dar” e “receber”.
“Dê” e desfrute de “receber”. Esse é o segredo!
Dar: Significado (dentro do contexto de “generosidade”)
Quando você dá algo, não precisa necessariamente ser algo físico. Você pode dar o seu tempo, o seu conhecimento, a sua confiança. Você pode entregar um sorriso, sua atenção ou sua opinião. Claro, você também pode fornecer todos os tipos de bens materiais.
Receber: Significado (dentro do contexto de “generosidade”)
“Receber” é a arte de aceitar aquilo que pode ser útil (não precisamos necessariamente “precisar”) e que outros o dão para que desfrutemos. Assim, também, estamos sendo generosa de bom grado aceitar o que os outros dão, a partir do coração.
Agora, depois de ler isto, você pensa: quantas vezes você se permitiu a ser generoso a este respeito? Quantas vezes você já negou qualquer tipo de ajuda de alguém que ofereceu ‘desfrutar’ você?
Aproveitar: Significado
Você sabe muito bem o que significa “aproveitar”.
Enfim, não é ruim lembrar. “Aproveitar” é aquela sensação de prazer que ocorre quando você está fazendo isso aumenta a sua felicidade; isto é, o prêmio por fazer o que você faz é exatamente isso: faça.
Não espere por qualquer coisa a acontecer no futuro para desfrutar o que está fazendo: você receber o prêmio no momento certo acontece.
Então, você sabe que está sendo profundamente generosa quando o que você está dando aumentos no momento em que as entregas sem esperar em qualquer caso, não acontece nada depois.
Generosidade do que não é
- Se você é forçado a “dar” ou se não gosta de “dar”, não está sendo generoso.
- Se você é forçado a “receber” ou se não gosta de “receber”, não está sendo generoso.
- Se você não aceitar o que alguém quer dar a partir do coração não estará sendo generoso.
- Se você força alguém a “dar” ou “receber”, você não está sendo generoso.
- Se você esperar que algo aconteça depois de “dar” (atenção, favores ou qualquer outra coisa em troca), você não está sendo generoso.
Agora, diga: Você é uma pessoa generosa? Deixe sua resposta no post!
Muito proveitoso!
Inspirador