Você se considera uma pessoa generosa?

Você está pensando: “Claro que eu sou uma pessoa generosa!”

Agora, quero fazer você pensar outro pouco: O que significa ser generoso? O que é generosidade para você? É importante gastar alguns segundos para responder a esta pergunta. 

Talvez você tenha definições do tipo “generosidade é dar o que você tem a outras pessoas que precisam”, ou “colocar as necessidades dos outros antes daquelas de si mesmo” ou “compartilhar o que você tem” ou “ajudar” Ou “a virtude de ajudar sem esperar nada em troca”, coisas assim.

A verdade é que a generosidade vai muito, muito mais do que essas definições. Na verdade, essas definições poderiam ser todas válidas… ou todas profundamente erradas.

Definição de “generosidade”

Generosidade é a arte de “dar” e “receber”

“Dê” e desfrute de “receber”. Esse é o segredo!

Dar: Significado (dentro do contexto de “generosidade”)

Quando você dá algo, não precisa necessariamente ser algo físico. Você pode dar o seu tempo, o seu conhecimento, a sua confiança. Você pode entregar um sorriso, sua atenção ou sua opinião. Claro, você também pode fornecer todos os tipos de bens materiais.  

Receber: Significado (dentro do contexto de “generosidade”)

“Receber” é a arte de aceitar aquilo que pode ser útil (não precisamos necessariamente “precisar”) e que outros o dão para que desfrutemos. Assim, também, estamos sendo generosa de bom grado aceitar o que os outros dão, a partir do coração.

Agora, depois de ler isto, você pensa: quantas vezes você se permitiu a ser generoso a este respeito? Quantas vezes você já negou qualquer tipo de ajuda de alguém que ofereceu ‘desfrutar’ você?

Aproveitar: Significado

Você sabe muito bem o que significa “aproveitar”.

Enfim, não é ruim lembrar. “Aproveitar” é aquela sensação de prazer que ocorre quando você está fazendo isso aumenta a sua felicidade; isto é, o prêmio por fazer o que você faz é exatamente isso: faça. 

Não espere por qualquer coisa a acontecer no futuro para desfrutar o que está fazendo: você receber o prêmio no momento certo acontece.

Então, você sabe que está sendo profundamente generosa quando o que você está dando aumentos no momento em que as entregas sem esperar em qualquer caso, não acontece nada depois.

Generosidade do que não é

  • Se você é forçado a “dar” ou se não gosta de “dar”, não está sendo generoso.
  • Se você é forçado a “receber” ou se não gosta de “receber”, não está sendo generoso.
  • Se você não aceitar o que alguém quer dar a partir do coração não estará sendo generoso.
  • Se você força alguém a “dar” ou “receber”, você não está sendo generoso. 
  • Se você esperar que algo aconteça depois de “dar” (atenção, favores ou qualquer outra coisa em troca), você não está sendo generoso.

Agora, diga: Você é uma pessoa generosa? Deixe sua resposta no post!

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.