Nunca peça “desculpas” por fazer estas 10 coisas

Nunca peça “desculpas” por fazer estas 10 coisas

O mundo de hoje parece ter mais pessoas criticando os outros do que nunca, e algumas pessoas passam a maior parte do tempo criticando a forma como os outros vivem. No entanto, você não precisa entregar seu poder a outros. 

Você não deve uma explicação sobre seu estilo de vida, suas escolhas ou com quem você escolhe passar o tempo. Portanto, nunca peça “desculpas” pelas coisas que você tem e merece ou pelas escolhas que faz para o seu próprio bem. Lembre-se de que buscar o bem-estar pessoal é o principal para ajudar os outros a alcançarem o deles, se eles pedirem sua ajuda.

Confira a lista das coisas que você nunca deve pedir desculpa:

1. Fazer da sua vida uma prioridade

De alguma forma, fazer o seu próprio coração feliz se tornou uma ideia egoísta. Na realidade, ninguém mais pode lhe oferecer a felicidade a não ser você mesmo, então só faz sentido fazer da sua própria satisfação uma prioridade.

Se você assumiu o controle da própria vida, em vez de esperar que os outros te ensinaram a vivê-la, você já dominou um aspecto importante do autodesenvolvimento. 

Todos nós temos 100% de responsabilidade sobre como escolhemos viver nossas vidas, e somente colocando nossas necessidades em primeiro lugar podemos tentar ajudar outras pessoas que precisam também. Afinal, como podemos ajudar os outros se não cuidarmos primeiro de como ajudar a nós mesmos?

2. Seguir seus sonhos

Querer mais na vida não o torna ingrato ou louco; torna você ambicioso. Significa que você tem objetivos e sonhos e deseja realizá-los enquanto pode. Significa que você não se contenta com menos do que sabe que é capaz. 

Outros podem te ver como um sonhador irreal que nunca encontrará a felicidade, mas não importa o que os outros pensem no final.

Você pode expressar gratidão pelas bênçãos com que se esforça mais na vida; portanto, nunca se sinta mal por ter grandes sonhos. Vá atrás deles com todo o seu coração, e o universo o surpreenderá de maneiras que você nunca imaginou.

3. Reservar um tempo para si mesmo

Neste mundo acelerado, a maioria de nós passa tanto tempo cuidando dos outros e atendendo às suas necessidades que esquecemos das nossas. No entanto, se não enchermos nossa própria xícara, como podemos esperar que sobrará algo para os outros?

O cuidado pessoal não é egoísta; é necessário para nossa saúde. Não se desculpe por recusar um convite ou dizer não a alguém que te pediu um favor. Quer você reserve umas férias 5 estrelas ou uma tarde no spa, você deve ser sempre a primeira coisa em sua vida e nunca se sentir mal por isso.

4. Quem você escolhe para namorar

Novamente, ninguém mais pode decidir por você com quem você deve namorar. Ninguém pode decidir se você gosta de garotas, garotos ou de ambos, só você, então não deixe ninguém fazer você se sentir envergonhado de quem você está romanticamente envolvido. 

Contanto que você realmente ame e cuide da pessoa, sinta-se à vontade para namorar com quem quiser. Afinal, somos todos um, e o amor vive em todos nós. Se alguém expressa preocupação sobre quem você está namorando ou simplesmente não concorda, então essa pessoa não merece um lugar em sua vida. Ponto.

5. Expressar suas emoções

Infelizmente, a vergonha emocional agora é real. Agimos como robôs em grande parte da sociedade, esperando que obedeçamos e não expressamos como nos sentimos. 

Não deixe ninguém dizer que você não pode se expressar. Claro, você provavelmente não deveria ficar bravo com seu chefe logo antes de conseguir uma promoção, por exemplo, mas em geral, vivemos em uma sociedade muito sufocada, onde as pessoas não se sentem à vontade para se expressar. 

Existe uma hora e um lugar para cada emoção, mas nunca se sinta envergonhado por como você se sente.

6. A forma como você ganha dinheiro

Contanto que você se sinta emocional e mentalmente satisfeito com seu trabalho, nunca diga “sinto muito” por isso. Não importa se você ganha milhares ou centenas por ano, o valor não importa se você não está satisfeito com sua vocação.

Qualquer coisa que faça você se sentir realizado e ao mesmo tempo ajude a manter a comida na mesa é o suficiente.

7. Ser otimista

Em um mundo onde as pessoas estão constantemente nos dizendo para esperar o melhor, mas nos preparar para o pior, manter nossas cabeças erguidas pode parecer bastante desafiador. No entanto, muitos cientistas e pesquisadores em todo o mundo reconheceram os muitos benefícios do pensamento positivo, incluindo redução do estresse, vida mais longa, maior criatividade e muito mais. 

Ser positivo em tempos difíceis pode nos tornar mais resistentes e capazes de enfrentar os desafios.

8. Seu passado

Algumas pessoas adoram trazer à tona todos os erros que você cometeu no passado, mas, se o fizerem, lembre-se do seguinte: enquanto eles ficavam sentados criticando você e sua vida, você teve experiências e aprendeu com elas. 

No final de nossas vidas, teremos apenas nossas experiências e memórias para continuar, por isso não deixe ninguém fazer você se sentir mal pelo seu passado. Vivemos e aprendemos, e nosso passado não precisa nos definir.

9. Sua alimentação

As pessoas adoram dizer aos outros como comer e o que as fará se sentir melhor, mas no final do dia, é o seu corpo, só seu.

Assim como você não deve dizer aos outros como comer, não os deixe ditar seus hábitos alimentares. De veganos a carnívoros, todos pensam que conhecem a dieta ideal para humanos, mas, na realidade, só você pode decidir o que parece melhor para você, e não outra pessoa.

10. Suas opiniões

Você ainda pode respeitar alguém sem concordar com eles. Você pode permanecer civilizado e respeitoso sem concordar também. Se você tem uma opinião, sinta-se à vontade para expressá-la. 

O mundo nunca mudará se guardarmos nossas opiniões para nós mesmos, porque muitas vezes as melhores ideias vêm de opiniões e pontos de vista.

Portanto, nunca diga “sinto muito” por essas e outras coisas onde colocam em primeiro lugar o seu bem-estar, integridade e progresso como pessoa, como deveria ser, que farão de você uma pessoa sem culpa, sem medo e com muitas ferramentas para alcançar tudo o que você quiser.

Deixe uma resposta