O Que é Positividade Tóxica? 4 Maneiras de lidar com ela

O Que é Positividade Tóxica? 4 Maneiras de lidar com ela

Um equívoco popular é que ser mentalmente saudável significa sempre ser feliz. 

Uma abordagem positiva da vida é benéfica. Ajuda a lidar com o estresse, ser mais resistente e melhorar a imunidade. Mas ver tudo através de óculos rosa é errado.

A positividade torna-se tóxica quando a pessoa tem uma atitude positiva, independentemente das dificuldades. Embora as intenções possam ser boas, isso não é compassivo.

Isso pode reduzir as possibilidades de conexão. Você pode estar presente mesmo enquanto fala consigo mesmo. Isso inclui afastar-se dos sentimentos negativos e aceitar apenas os positivos.

A felicidade obrigatória é o outro lado da positividade tóxica. Isso significa sorrir e manter as dificuldades pessoais escondidas.

Manter a calma e seguir em frente pode ser o lema da nossa vida. Mas damos quatro razões pelas quais devemos enfrentar os sentimentos negativos e não fingir que eles não existem.

1. Suprimir os sentimentos pode resultar em problemas de saúde física e mental

Ignorar uma emoção desagradável não a faz ir embora. Ela pode se acumular por dentro e causar mais estresse. A supressão pode parecer o método menos difícil de seguir. No entanto, isso pode fazer com que eles persistam por mais tempo. Somente aceitando e compreendendo você pode começar a trabalhar neles e curar-se.

2. Otimismo cego é perigoso

Nossa mente e corpo enviam emoções para transmitir informações importantes. Sentimentos negativos podem ter sido experiências muito difíceis, mas eles são nossos guias. Por ser cegamente otimista, essa informação é bloqueada. O otimismo pode dar esperança, mas ser cegamente otimista pode levar a problemas.

3. A dor faz parte do ser humano

A maioria de nós deve ter experimentado emoções desagradáveis ​​de raiva, tristeza, dor e frustração. Experimentar uma gama emocional é saudável. 

É natural ficar triste quando há uma perda. Não se pode escapar de sentimentos desagradáveis ​​como ser humano. A vida tem altos e baixos. 

Sentimentos negativos não apenas nos guiam, mas também nos encorajam a refletir sobre nós mesmos. Isso pode desencadear uma mudança social em nós.

4. A felicidade compulsória fomenta a opressão

Se todos olharem para o lado feliz, questões preocupantes como homofobia, racismo ou misoginia nunca serão questionadas. Não haveria nada que motivasse a justiça social se fôssemos todos sempre felizes.

Pedindo que você sorria por ser oprimido e discriminado, também pedimos que esqueça a injustiça em sua vida.

Para promover a saúde mental, mergulhe e dê um nome à emoção negativa. Permita que eles o guiem, independentemente de serem negativos ou positivos.

Deixe uma resposta