Há muito tempo atrás, um avô e seu neto decidiram fazer uma viagem juntos para visitar alguns parentes e ver algumas maravilhas da natureza.
Ao sair, o velho mandou o menino montar no burro que tinham, para facilitar a viagem e não se cansar.
Quando eles chegaram à primeira aldeia, os cidadãos começaram a criticar que o velho que tinha que ir a pé, enquanto o neto forte, jovem e cheio de vitalidade estava montado. É uma vergonha! Alguém veio dizer.
Essas críticas fizeram o avô reconsiderar sua posição, e ele decidiu que no dia seguinte o menino iria andando ao lado do burro enquanto o avô iria montado no burro.
No entanto, ao passar pela segunda aldeia, os moradores locais começaram a reclamar. Como a criança pobre pode andar enquanto o homem mais velho a monta confortavelmente? Que vergonha! Ele se ouviu dizer.
O avô falou com o jovem neto e ambos decidiram montar no animal.
Mas, quando chegaram à terceira aldeia, os moradores criticaram os dois, acusando-os de sobrecarregar e explorar irresponsavelmente o pobre burro.
Depois disso, os dois viajantes, confusos, resolveram ir a pé, caminhando ao lado do animal.
Eles chegaram na quarta aldeia, na qual começaram a rir deles. Você carrega uma montaria e nenhum de vocês a usa? Você está bem com a sua cabeça? Que vergonha! Alguém veio dizer.
Essa oportunidade os fez perceber que qualquer coisa que fizessem, haveria sempre alguém que iria criticar, a partir daquele dia voltaria a fazer o que eles consideraram melhor não importa o que os outros dizem.
Reflexão: Essa história tradicional nos ensina que, seja o que for que fizermos, sempre haverá alguém a quem parecerá errado. Embora ouçamos o conselho das pessoas em quem confiamos e respeitamos as opiniões, no final das contas, o mais importante é o que acreditamos, especialmente se tivermos certeza de que está tudo bem.
Lembre-se: Você não pode controlar a mente ou as opiniões dos outros, por isso é melhor trabalhar sobre si mesmo, que é o que está ao seu alcance, e chegar a experiência e conhecimentos suficientes que lhe permitirá tomar as decisões tendo a certeza delas.
Fonte: Significado Dos Sonhos Online
SIM,COM CERTEZA!
Boa reflexão !
Ótima texto, ótimo reflexão! Obrigado por compartilhar
Obrigado por compartilhar o texto, achei uma ótima reflexão
Boa tarde, ótima reflexão, num entanto nós ficamos fazendo o que os outros acham, e não o que devemos ser, vamos olhar o que for de bom pra nós, assim poderemos ser melhor para os outros!
Bom reflexões devemos fazer o que achámos bem para fazer
Faltou relatar o último episódio em que eles carregam o burro nas costas.
Independente das opiniões,os cães ladram más a caravana passa.
Nós, já mais devemos fazer as coisas que agrade os outros, primeiro, devemos realizar as coisas que nos agrada e nos deixe feliz, para que os outros se sintam felizes com a nossa felicidade !!!.
Pura verdade! E…, se o animal também desse sua opinião? A situação ficaria mais interessante? Mais confortável? Mais realista? Mais engraçada? Mais segura? Mais tantas coisas que entendo seguir o que manda nossos próprios sentimentos é o melhor mesmo! Gostei do passeio! Vô e neto combinam bem!
E um grande dedpertar nas nossas vidas sermos nos mesmo
Achei que no final iam querer que eles carregassem o burro!
Ótima reflexão caiu como uma luva pra mim preciso rever meus conceitos e nao deixar me levar pelas opiniões dos outros. Obrigada seja muito feliz
Excelente reflexão, amei
Verdade as pessoas nunca estão satisfeitas com nada, não importa o que vc faça ou como faça,por isso faça o seu melhor para vc mesmo.
Muito bom obrigado avida faz sentido quando cadau cuida da sua vida
Então, no nosso mundo não há perfeição, e no caso apresentado cada um tem lá o seu próprio pensamento, que até pode não ser o melhor. O importante é que a gente aprenda desde criança que as pessoas mais frágeis, idosas e as deficientes em geral devem ser as mais favorecidas pois já deram todo o seu esforço e/ou não disponham de esforços para cuidar dos mais novos, que aliás são mais resistentes e reune em si mais saude e reservas de condiçõe para esforços, trabalhar, penso. Muito instrutiva a proposição apresentada para nossa manifestação.Certamente nenhum de nós é o dono da razão, pois ela está no meio de nós, disse o filósofo. Saudações Waldir alves
Gostei do texto, bela reflexão, seremos mais felizes realizando nossos próprios desejos desde que sejam para o nosso bem e não prejudique o nosso próximo
Eu acho que não todo mundo, mas sim muitas pessoas adoram criticar e tentar fazer com que outras pessoas sigam o seu raciocínio e o seu modo de agir, elas acham que são melhores e bem mais inteligentes que os outros.
Devemos fazer aquilo que queremos e que nos faz bem e não seguir a ideia e ações dos outros.
Muito boa parábola porque existem pessoas cuidam demais da vida dos outros e não enxergam as besteiras que andam fazendo.
Certinho, a vida é isso mesmo.
Valeu
Foi bom envie sempre conteúdo para q eu posso me espelhar em conhecimento!
Autor da fábula: Monteiro Lobato!