Pensamentos positivos para superar o fracasso e recomeçar

Pensamentos positivos para superar o fracasso e recomeçar

Todos nós sabemos o que é o fracasso. A definição mais técnica de fracasso é quando uma pessoa tem um resultado desfavorável em uma empresa ou negócio, ou quando um acontecimento acaba sendo lamentável e desastroso e que geralmente acontece sem esperar que termine bem

O fracasso geralmente está associado a desconforto, inquietação, angústia, etc. da pessoa que sofre e todos nós já experimentamos o fracasso em algum momento da vida, alguns mais intensamente do que outros.

Fracassar nos leva a sentir desolado, com desconforto e que a nossa autoestima cai sem remédio. Quando nos propomos uma meta e ela não é alcançada, mesmo que a responsabilidade pelo fracasso não fosse nossa, nos sentimos mal, por termos cometido um erro, o sentimento de culpa nos invade.

O medo do fracasso também é tão limitante quanto o próprio fracasso. Ficar preocupado em ter resultados negativos, pensar que não está no nível desejado, ter grandes expectativas ou evitar fazer coisas que gostaria de fazer por medo de não dar certo, nos leva a um estado de ansiedade que invade nossa mente como se tivéssemos falhado realmente.

Como lidar com o fracasso?

A frustração de não ter sucesso nos acompanha desde a infância e saber enfrentá-la é uma das mais importantes lições de vida, pois se não soubermos lidar com isso de maneira adequada pode nos colocar em uma situação onde sentimentos inutilidade nos invadem, falta de motivação para começar novos projetos e entusiasmo para realizá-los podem nos levar a um baixo autoconceito pessoal e a uma degradação da autoestima. 

É por isso que conhecer nossa força mental e saber até que ponto controlamos nossa reação aos eventos de perda, de não alcançar a existência, de não alcançar nossos objetivos é um trabalho mais importante do que pensamos. 

Existem pessoas que sabem como lidar com a decepção do fracasso de forma muito eficaz, mas existem outras pessoas que não conseguem controlar, são casos mais extremos, mas podem ficar doentes e até cair em depressão.

Nós todos queremos ser bem sucedidos e neste século é algo que nos persegue continuamente. Portanto, o fracasso ou considerar-se um fracasso pode se tornar um estigma. Anúncios, filmes ou séries nos dizem que o sucesso em tudo o que nos propomos a fazer é o caminho para alcançar a felicidade ou a glória. Isso não é real, nem é positivo. 

Ter sucesso ou não falhar não é a maneira de lidar com a vida. Saber administrar melhor nossos recursos psicológicos diante da adversidade e até da felicidade é a forma mais adequada de alcançar o bem-estar e a segurança vitais.

O fracasso é melhor visto como um resultado que está fora das expectativas e com o qual podemos lidar.

Transformar nossos pensamentos, nossas atitudes, modificar nossa linguagem verbal e corporal direcionando-a de uma forma que favoreça nossa vida e vendo-a como uma nova oportunidade de alcançar nossos objetivos, sonhos ou desejos. Desta forma vamos gerenciar e face falha com mais otimismo e com maior força.

Quando valorizamos o fracasso de forma mais positiva e o vemos como uma nova oportunidade, nossa motivação e autoestima também mudam.

É aqui que os pensamentos positivos podem nos ajudar a escolher a alternativa que nos faça sentir melhor, que nos concentremos e nos ajudem a enfrentar aquele fracasso que parece tão intransponível naquele momento, numa situação de aperfeiçoamento pessoal e conseguir ver o dia a dia com mais facilidade e saber que vamos resolver os problemas de uma forma mais eficaz e decisiva.

Encontrar um método que nos ajude a adquirir novos hábitos de pensamento positivo pode não ser tão fácil, mas se conseguirmos avançar com uma pequena mudança cognitiva e emocional todos os dias, será um grande passo. 

Praticar a plena atenção ou estar atento ao que construímos em nossa consciência é muito benéfico para sermos capazes de focalizar nossa mente e controlar aqueles pensamentos que nos ajudarão não apenas a eliminar a frustração do fracasso e sua ansiedade, mas a aumentar nosso bem-estar em geral. 

Também podemos nos apoiar com PNL ou “programação neurolinguística”, com a qual podemos nos expressar e pensar de forma mais eficaz e obter melhores resultados com nossos pensamentos positivos.

A ideia é que cada pessoa encontre as frases ou pensamentos que mais os ajudem a responder a cada situação, aceite as vicissitudes e contratempos da vida de uma forma mais tolerável e confie em cada um nas suas capacidades para poder mudar o que se pode mudar, aceite os que você não pode e tenha o conhecimento para ver a diferença. 

Temos que transformar as frases em pensamentos e incorporá-los em nossa mente para usá-los no momento certo. Em última análise, você tem que começar a fazer esta prática um hábito da mente saudável e benéfica para o uso diário, como o pensamento positivo é uma atitude mental.

Superar o fracasso

O mais importante é fazer uma mudança na nossa maneira de pensar.

Em primeiro lugar, incorporar nossa forma de expressar mensagens positivas de confiança e encorajamento, reflexões que servem para fortalecer e reforçar o “eu”. Por exemplo, mudanças simples como dizer “Tenho certeza” em vez de “Eu acho” ou alterar “Acho que não vou conseguir” para “Claro que vou conseguir”. 

Da mesma forma, “não consegui, serei um fracasso” é uma frase destrutiva que convém evitar e transformar, por exemplo, em “mesmo que não tenha conseguido, estou satisfeito porque tentei”. Também é muito conveniente refletir sobre o motivo da falha em uma situação, questionando-nos como o que aconteceu para acabar nesta situação, se realmente queria ter sucesso ou amadurecer ainda mais os nossos projetos para perceber se era ou não aquele o momento.

Existem pensamentos que podemos aplicar não apenas ao fracasso, mas também a situações em que a ansiedade, o estresse ou a decadência nos invadem, embora devamos ter em mente que no fracasso essas emoções também tendem a vir à tona e por isso é muito eficaz usar essas frases… aqui estão alguns exemplos:

– Vai ficar tudo bem, tudo isso vai passar.

– Calma, você encontrará uma maneira de resolver isso.

– Tenho que ter calma, eu sei que posso, vou conseguir.

– Dê um tempo a si mesmo, uma falha não é tão ruim, vou tentar melhorar.

– Já saí bem de situações piores, vou lidar com isso.

– O que posso aprender com isso?

– Se eu estiver tenso, vou respirar profundamente e relaxar.

– Já sobrevivi a situações como essa e outras coisas piores.

– Se algo não der certo, eu mudo e analiso as consequências.

– O mais importante é ter começado, não vou desistir agora!

– Vou me mostrar que posso fazer isso!

– Vou fazer todo o possível para melhorar meu estado emocional!

– Ninguém que se esforça fica sem recompensa!

– Afundar ou levantar e lutar só depende de mim e do meu esforço!

– Vou superar isso e vou ficar bem.

– Não vou deixar que pensamentos negativos me invadam.

– Eu sei que posso fazer mais coisas e fazê-las bem feitas.

– Eu tenho as ferramentas para lidar com essa situação.

– Eu sei que posso superar isso e tentar novamente.

– Farei isso da próxima vez.

– Tenho força e coragem para superar isso.

– Amanhã será outro dia.

Os pensamentos positivos nos ajudam a superar esse momento imediato de fracasso. Como disse Winston Churchill: “O sucesso é a capacidade de ir de um fracasso a outro sem perder o entusiasmo.”

Deixe uma resposta