Psicólogos de Harvard dizem que pais que criam “bons” filhos fazem essas 7 coisas

Criar filhos não é uma tarefa nada fácil. 

Como pais, podemos errar com muitas coisas sem nem perceber. A paternidade não é uma caminhada, mas é claro que todo mundo tenta fazer o seu melhor. Ao longo dos anos, muitos psicólogos pesquisaram diferentes técnicas de parentalidade e encontraram muitas maneiras de os pais tentarem colocar seus filhos no caminho certo.

Alguns desses métodos são descritos com mais detalhes abaixo. Embora essas coisas possam não parecer tão importantes, todas elas podem ser importantes. As crianças ainda são sensíveis a todos os tipos de influências, então quanto mais prestarmos atenção a elas, melhor impacto poderemos ter.

Essas 7 técnicas são usadas por pais que criam “bons” filhos.

1. Eles mostram respeito por seus filhos

Deixe seus filhos se expressarem. Os pais que respeitam seus filhos ouvem o que eles têm a dizer e levam em consideração seus sentimentos. 

Claro, eles não devem ir ao outro extremo e deixar os filhos tirarem vantagem disso, mas eles devem definitivamente mostrar que respeitam seus filhos, pois isso também os ensinará a respeitar os outros.

2. Eles passam tempo de qualidade com seus filhos

É importante sempre dedicar tempo aos nossos filhos, mesmo que estejamos apenas assistindo a um filme com eles. Você precisa estar o mais presente possível na vida de seus filhos. Ninguém quer ser alienado um do outro com seus filhos, mas isso muitas vezes acontece.

E hoje, este é um problema crescente. Estamos muito imersos no trabalho e na vida em geral. É por isso que preferimos empilhar a criança com brinquedos, coisas com as quais você pode reservar para que possamos cuidar de nossas próprias coisas em vez de lidar com elas. E isso não deveria acontecer.

3. Eles dedicam tempo para ensinar certas coisas aos filhos

Um pai precisa ensinar certas coisas para seus filhos. Lhes mostrar como assumir a responsabilidade e ensiná-los a lidar com seus próprios problemas. Deixar que eles cometam seus próprios erros, mas esteja lá para ajudá-los.

Eles ensinam a gratidão e a necessidade de realizar coisas simples. A partir disso, eles podem entender o quão importante é o aprendizado e serão gratos a você mais tarde por isso. À medida que crescem, aprendem mais e mais coisas novas.

4. Eles realmente cuidam de seus filhos

O verdadeiro cuidado não é apenas abraçar uma criança quando ela chora. Seja compreensivo e atencioso, mas não exagere. No entanto, não seja uma pessoa que não mostra aos seus filhos que eles se importam. 

Não há problema em comprar presentes para eles, mas você não apenas precisa mostrar seu amor por eles, eles também precisam saber que você está sempre ao lado deles em todas as circunstâncias.

5. Permitem que as crianças tomem decisões apropriadas à idade

Pais realmente bons deixam seus filhos decidirem por si mesmos dentro de um certo limite. Por exemplo, para uma criança pequena, você pode escolher a cor da roupa que deseja usar naquele dia ou algo semelhante. 

Incentive seus filhos a assumir responsabilidades e tomar suas próprias decisões na vida.

Esta pode ser uma ótima maneira de prepará-los para o futuro. Então não pode acontecer que com 18 anos eles ainda não consigam resolver nem as coisas mais simples porque você sempre resolveu para eles. Ao longo dos anos, você tem que ensinar certas coisas muito lentamente e prepará-las para a vida.

6. Apresente seus filhos a diferentes culturas

Ao apresentar seus filhos a diferentes culturas, você está ensinando-os a serem mais compreensivos e aceitar as pessoas que são diferentes deles.

Todos devem ser capazes de amar e ter empatia com os outros. Quanto mais aberta e receptiva for uma criança, melhor. Este mundo está cheio de pessoas diferentes e todos precisam ser aceitos.

7. Mostre seu cuidado

Quando seu filho está abaixo de você e você sente que não tem com quem discutir seus problemas, você precisa estar ao seu lado. Certifique-se de que ele saiba que pode recorrer a você a qualquer momento se algo o machucar. Muitos pais preferem deixar seus filhos se trancarem no quarto e não perguntar o que estão sentindo.

Ao mostrar sua preocupação, você faz com que seu filho sinta que não está sozinho no mundo. Você mostra a ele que você está lá mesmo quando ele está mais abaixo de você. E isso pode ser muito importante em determinadas situações.

Seus filhos podem não ser tão perfeitos quanto você gostaria, mas se você os criar com cuidado, eles podem ser ótimas pessoas. Se você fizer as coisas descritas acima, poderá mostrar a eles a direção certa na vida. Contanto que você faça tudo o que puder, tudo ficará bem.

Deixe um comentário