Por que não podemos recordar tudo o que aconteceu antes dos 4 anos de idade?

You are currently viewing Por que não podemos recordar tudo o que aconteceu antes dos 4 anos de idade?

Acredita-se que uma parte significativa de nossa personalidade se desenvolve no início de nossa vida – que irônico, não é? Afinal, esta é a parte de nossas vidas que não nos lembramos nem um pouco. 

Você também se preocupou com a pergunta, por que não temos lembranças antes de nossos 4 anos? Não se preocupe, você não está sozinho nessa, tanto que o fenômeno tem até um nome oficial: amnésia infantil. As memórias de nossos anos iniciais são simplesmente apagadas. Mas como isso acontece? 

O que é amnésia infantil?

A amnésia infantil refere-se à incapacidade dos adultos de produzir imagens de memória antes dos 4 anos de idade. De acordo com algumas pesquisas, crianças por volta dos 7 anos são capazes de recordar quase 60% de suas memórias infantis, enquanto as crianças por volta dos 9 anos são capazes de recordar apenas 40% de suas memórias. 

Tudo se deve ao nosso desenvolvimento, à medida que somos confrontados com cada vez mais informações.

Nossa memória está muito relacionada à nossa capacidade de falar

Uma teoria é que somos incapazes de recordar as coisas porque ainda não conseguimos falar direito.

Nessa idade, ainda não tínhamos dominado a habilidade da comunicação verbal e, portanto, os fragmentos da memória não podiam sobreviver através das palavras.

O desenvolvimento do nosso cérebro também contribui

A amnésia infantil também tem um fator biológico. À medida que evoluímos e crescemos, nossos cérebros precisam criar muito mais novas células, para que não tenham mais energia suficiente para mover as memórias para a memória de longo prazo. Como adultos, só somos capazes de evocar memórias abstratas desse período.

Os pais também podem moldar nossas memórias

De acordo com outro estudo, não importa quais informações nossos pais e parentes acrescentem às nossas possíveis memórias. Assim como nossas memórias adultas podem ser significativamente afetadas pelas histórias que nossos pais trazem à vida para nós, as histórias da infância podem formar uma imagem vívida em nossos cérebros que quase pode servir como uma memória.

Não importa como uma experiência nos afeta em nossa infância

De acordo com psicólogos infantis, a maioria das crianças só consegue se lembrar de memórias que por algum motivo causaram tremendas emoções. Essa constatação também permite, em alguns casos, que menores sejam ouvidos como testemunhas em um processo.

Você tem alguma memória antes dos seus 4 anos de idade?

Deixe um comentário