Significado espiritual do alecrim e propriedades mágicas

Você está visualizando atualmente Significado espiritual do alecrim e propriedades mágicas

O alecrim é um arbusto perene que pertence à família Labiate. Originário das regiões da bacia do Mediterrâneo. Atinge até dois metros de altura, possui caules prostrados ou ascendentes, altamente ramificados, com folhas pequenas, lineares, coriáceas, esbranquiçadas na parte inferior.

Possui pequenas flores azul-violeta, florescem juntas em cachos axilares em diferentes épocas do ano, dependendo do clima. Toda a planta é muito aromática.

Benefícios para a saúde do alecrim

A versátil erva já foi usada para tratar vários distúrbios, como vertigem e epilepsia. Pode ser útil para ajudar pacientes que desmaiaram e que podem sentir-se fracos devido à circulação sanguínea enfraquecida. O estresse de longo prazo e as doenças crônicas também podem ser tratados com alecrim.

Acredita-se que o alecrim estimula as glândulas supra renais e pode ser usado especificamente para tratar fraqueza e outras doenças semelhantes, e mais especialmente se for acompanhado de má digestão e circulação.

O alecrim contém propriedades anti-sépticas, também com propriedades antibacterianas e antifúngicas, na forma dos óleos voláteis que contêm. Essas propriedades servem para melhorar a qualidade do sistema imunológico e, pelo simples fato de o alecrim causar sudorese no indivíduo, é frequentemente usado para reduzir a febre.

O alecrim tem propriedades aquecedoras, sendo utilizado para tirar catarro do peito, e também para proporcionar grande alívio a pacientes que sofrem de tosse, catarro, resfriados simples, gripes, chiado no peito, coqueluche e bronquite. Certos tipos de espasmos nos brônquios, como na asma, também podem ser aliviados com o uso de alecrim porque a erva tem efeitos relaxantes especiais.

O alecrim é considerado um excelente e maravilhoso estimulante, principalmente no que diz respeito ao coração, sistema nervoso e cérebro. Como mencionado acima, pelo simples fato de o alecrim ser capaz de aumentar o fluxo sanguíneo para a cabeça, ele pode melhorar tanto a concentração quanto a memória, além de tratar enxaquecas e outras formas de dores de cabeça.

A erva também pode ser usada para uma grande variedade de doenças, como ansiedade, tensão nervosa, depressão, exaustão, insônia, letargia e como tônico rejuvenescedor durante a convalescença e para idosos.

O alecrim pode melhorar a vitalidade do indivíduo e estimular efetivamente a digestão, além de aliviar a flatulência e o inchaço, melhorando assim o apetite e aumentando o fluxo dos sucos digestivos. Pode auxiliar no fluxo e movimentação de alimentos e resíduos através do corpo, removendo assim alimentos estagnados no sistema digestivo e também melhorando a digestão lenta. Isso ajuda muito o corpo a assimilar os nutrientes dos alimentos.

O amargo presente no alecrim estimula a função do fígado e da vesícula biliar, aumentando o fluxo da bile e auxiliando na digestão das gorduras.

A erva também tem sido elogiada por interromper até certo ponto o processo de envelhecimento do indivíduo e também serve como um tônico rejuvenescedor. O alecrim também foi reconhecido como um poderoso antioxidante.

alecrim plantado em vaso

Alecrim significado espiritual

Em sua forma seca, pode ser queimado como incenso e tanto o alecrim fresco quanto o seco podem ser transformados em chás e infusões. Use um raminho de alecrim ou aplique uma gota de óleo essencial 100% puro atrás das orelhas se quiser causar um efeito duradouro ou ao estudar para provas para ajudá-lo a lembrar o que precisa saber.

O alecrim junto com a sálvia criam a mistura perfeita para purificar um espaço, especialmente para rituais e feitiços. Dê um alecrim como símbolo de amizade e como sinal de que você sempre se lembrará deles e eles sempre se lembrarão de você. 

O alecrim pode ser usado como substituto do incenso. Use um almofariz e um pilão para esmagar folhas de alecrim e bagas de zimbro para criar incenso para queimar em quartos de doentes. Isso ajuda na cura, repele energias negativas e limpa o ambiente.

Alecrim debaixo do travesseiro

Devido às propriedades esotéricas do alecrim para afastar o negativo, diz-se que ele mantém um raminho debaixo do travesseiro para garantir uma boa noite de sono.

Agora se o que você quer é lembrar dos seus sonhos, é recomendável colocar três raminhos de alecrim debaixo do travesseiro.

Também existe o costume de manter um ramo de alecrim debaixo do colchão da cama, para manter a fidelidade do marido.

Rituais com alecrim

Alecrim ao lado da porta da frente: Crie uma guirlanda com ramos frescos de alecrim para pendurar perto da entrada de sua casa para protegê-lo de energias negativas e manter os ladrões afastados.

Banho Espiritual de Alecrim: Coloque as folhas de alecrim em um saco e coloque-o na banheira para limpar, abençoar e purificar. 

Outros rituais com alecrim

Especialmente no Velho Mundo, o alecrim é queimado para purificar uma sala ou espaço ritual antes de trabalhos mágicos.

Alecrim é útil em todos os feitiços para acelerar o aprendizado na escola ou no trabalho. Cheire um raminho de alecrim enquanto estuda para melhorar seu desempenho em uma prova.

Supõe-se que um arbusto de alecrim no jardim repele os ladrões.

Deixe um comentário