Quais São Os Tipos De Barriga De Grávida Que Existem?

You are currently viewing Quais São Os Tipos De Barriga De Grávida Que Existem?

Há mulheres que questionam se a barriga está grávida ou gorda, e aí é conveniente saber quais tipos de barriga de grávida existem.

A forma da barriga sempre dependerá da altura, estrutura corporal, comprimento do tronco, largura da pelve e outros tipos de fatores. Cada um deles tornará cada gravidez completamente única. Portanto, hoje dizemos: Quais são os tipos de barriga de grávida que existem!

Tipos de barriga de grávida:

grávida de vestido vermelho

Vários fatores são o que fazem com que cada um adquira uma forma particularmente única. No entanto, geralmente existem três tipos de barriga de grávida que são totalmente normais.

Barriga redonda:

Se a barriga tem crescimento para os lados e ao mesmo tempo para frente, é certo que a barriga tem formato arredondado. Muitas vezes essa barriga na gravidez é causada pelo posicionamento do bebê na horizontal. Como se estivesse deitado no fundo do útero. 

O peso do corpo da mãe e o tamanho da área abdominal antes da gravidez também podem influenciar a forma como a barriga cresce.

Barriga pontuda:

Acredita-se tradicionalmente que a forma pontiaguda signifique uma barriga de gravidez de menino. Essa barriga cresce para cima e para a frente, e geralmente a cintura fica um pouco mais larga. Para entender um pouco melhor, é bastante semelhante a colocar uma bola de futebol sob a camisa.

Quando a barriga tem formato pontiagudo, é possível que produza algum desconforto nas costelas, além de dificultar a respiração. Desconfortos como esses geralmente desaparecem quando a gravidez termina.

Barriga baixa:

mulher segurando sua barriga grávida

Esse tipo de barriga acontece principalmente nos quadris e para a frente, colocando muita pressão na bexiga. Quanto mais gestações uma mulher tiver, maiores as chances de sua barriga ter uma forma baixa. Algo assim é porque os músculos vão se alongar e não suportar tanto o peso da barriga.

Perto dos últimos dias de gravidez, é bastante comum a barriga cair enquanto o bebê se prepara para nascer. Será uma mudança bastante perceptível porque a cabeça do bebê se encaixa na pélvis e você poderá sentir a pressão que ela exerce.

Mitos sobre a barriga na gravidez e sua forma:

É comum ouvir em certas conversas que a barriga grávida de um menino tem uma forma pontiaguda, enquanto para uma menina a forma será redonda. Comentários como esses geralmente vêm das avós e pertencem às crenças da tradição popular.

Provavelmente há casos em que essas crenças foram verdadeiras, mas não há evidências científicas de que o formato da barriga durante a gravidez influencie o sexo do bebê. Além disso, os especialistas enfatizam que cada gravidez é completamente única e cada barriga tem suas próprias características.

Depois disso, o fato de ter uma barriga bastante grande não significa que o bebê tenha um peso alto ou um tamanho maior. Em ambos os casos, seria uma indicação de que há mais de um bebê dentro do útero. Mesmo assim, são fatores que devem ser identificados por um médico através dos ultrassons correspondentes. Já que essa é a maneira de saber o que está por trás dessa barriga.

Que fatores determinam se a barriga está gorda ou grávida?

mulher grávida com sapatinho de bebê na mão

Quem se pergunta como saber se é barriga ou gordura de gravidez deve ter em mente alguns fatores. Permitindo conhecer todas as características que correspondem à barriga de uma mulher grávida ou gorda. Principalmente testes de gravidez devem ser realizados se você realmente quiser saber como saber se minha barriga está grávida ou apenas gorda.

Caso a mulher esteja grávida, alguns indicadores específicos devem ser levados em consideração, como os seguintes:

Tempo de gestação: O número de semanas na gravidez fará com que ela tenha um tamanho relativamente grande. Com o passar do tempo, o bebê continuará crescendo e precisará de mais espaço, e isso faz com que a mulher tenha uma barriga mais volumosa.

Líquido amniótico: Em parte, o tamanho da barriga na gravidez também depende da quantidade de líquido amniótico que ela ocupa. Nos primeiros meses de gravidez, a formação da placenta e desta substância pode fazer com que a mãe se sinta inchada ou retenha algum líquido.

Parede abdominal: Aquelas mulheres que têm músculos abdominais mais firmes tendem a desenvolver barrigas relativamente pequenas. Algo assim acontece, já que a parede do abdômen é responsável por sustentar o feto. Se, por outro lado, o abdômen está distendido, ou a mulher já teve alguns partos, a barriga costuma crescer muito mais.

Número de fetos: Se um único feto se desenvolver durante a gestação, a barriga não será tão grande, mas o tamanho será maior se vários fetos se desenvolverem.

Posição do feto: Quando o bebê muda de posição, é normal que a barriga também mude de formato.

Número de gestações: Uma barriga de gravidez será muito mais perceptível depois de ter tido o primeiro parto.

Estes são apenas alguns dos principais fatores que influenciam o tamanho e a forma de uma barriga de grávida. Porém, outras características também podem gerar alguma alteração na barriga.

Compartilhe com alguma gestante que você conheça!

Deixe um comentário