Tudo o que o ser humano deveria aprender com o mundo das abelhas

Tudo o que o ser humano deveria aprender com o mundo das abelhas

O que as abelhas nos ensinam? E sua forma de organização? Aprenda a tirar o máximo proveito do seu mel e a agir como uma abelha-rainha, sem medo e de maneira direta.

Podemos pensar como uma abelha? Mergulhar em seu universo? Imagine uma colmeia com suas pequenas células e aquele néctar que as abelhas coletam para transformá-la em mel. Um trabalho em equipe que depende de várias etapas e que, sem dúvida, é um verdadeiro exemplo de vida. E não só isso, é um modelo de organização que já existe há séculos e com o qual ainda temos muito que aprender; desde o caráter de suas rainhas até como extrair o néctar da vida.

O mel contém todas as substâncias necessárias para a vida: enzimas, água, minerais e vitaminas. Como Alison Davies explica em seu livro ‘The Philosophy of Bees: An Original Self-Help Guide’, os antigos egípcios gostaram tanto que até levaram potes de mel para o túmulo. É difícil acreditar que esses pequenos insetos voadores sejam os responsáveis ​​pela produção desse fluido doce e viscoso, rico em antioxidantes e com propriedades anti inflamatórias. 

Mas o mel não é tão importante se não soubermos como chegar até ele e entendermos o processo pelo qual ele passa até que possamos consumi-lo. Dessa forma, Alison Davies nos explica em seu livro como podemos aplicar a filosofia das abelhas em nossas próprias vidas. Ter consciência, acima de tudo, da importância do trabalho coletivo. Mais, em um momento de crise social e de saúde marcada por distâncias e individualidade. Porque o coletivo é algo que não esquecemos e que, como as abelhas, carregamos dentro do nosso inconsciente.

“A razão pela qual os peixes formam cardumes, os pássaros formam bandos e as abelhas formam enxames é que eles são mais inteligentes juntos do que separadamente. Não há votação; não há pesquisas; eles formam um sistema. Eles são interativos e tomam decisões juntos em tempo real”.

As abelhas não rodeiam o arbusto. Eles vão direto ao ponto. Elas são diretas e cumprem seus objetivos. “Os valores da abelha são simples: acreditar é poder!”, Explica o escritor.

Visualize e crie

Se você tem um objetivo em mente, imagine com a clareza de uma flor doce e radiante. Visualize-se alcançando isso. Absorva as emoções e reviva a fantasia todos os dias até ter seu objetivo em mãos.

Conhecimento é poder

Sim, não há nada melhor do que continuar aprendendo. Conhecimento é poder e as abelhas sabem o que funciona e o que faz a colônia prosperar. Torne-se um especialista na sua área de interesse. Leia, observe, faça perguntas e aprenda com aqueles que voaram para o mesmo objetivo antes de você.

Seja constante

Nada surge se não dedicarmos o tempo necessário a isso. Prepare-se para ficar atento àquele projeto que o motiva. Cada abelha operária que vale seu peso em pólen lhe dirá que a preguiça não está levando você a lugar nenhum. 

Cerque-se de pessoas que o apoiam

Quando você duvidar de si mesmo ou de suas ideias, não se esqueça de que é sempre importante ter uma rede de amigos e familiares que possam te incentivar a continuar. Portanto, é importante que você conte seus planos às pessoas mais próximas de você. Deixe que eles o ajudem e encorajem e não permita que você saia do seu caminho e perca a concentração de que precisa.

Teste seus pontos fortes

As abelhas operárias não deixam nada para depois. Elas aprendem fazendo e dão o melhor em tudo o que fazem. Faça como elas e lembre-se de seu poder mágico, de suas qualidades, explorando assim todo o seu potencial.

Deixe uma resposta