4 Ensinamentos poderosos do livro “O Alquimista” que mudaram minha vida

4 Ensinamentos poderosos do livro “O Alquimista” que mudaram minha vida

O livro “O Alquimista”, de Paulo Coelho, conta a história de um jovem pastor que parte numa viagem em busca de tesouros para concretizar a sua “missão pessoal”. Ao longo do caminho encontra muitos obstáculos e a jornada rapidamente se transforma em uma aventura, repleta de ensinamentos e situações que nos obrigam a refletir sobre a própria existência.

“Você veio aprender sobre os seus sonhos, disse a velha, e os sonhos são a linguagem de Deus. Quando Ele fala na nossa língua, posso interpretar o que Ele diz, mas se Ele fala na língua da alma, só você pode entender.” – O Alquimista.

O tema mais proeminente em O Alquimista é perseguir seus sonhos seguindo o que seu coração deseja.

4 Ensinamentos poderosos do alquimista:

Durante sua jornada, nosso jovem, o protagonista deste livro inspirador, aprende a ouvir seu coração e a seguir a linguagem dos presságios. Em cada obstáculo e em cada barreira que o menino encontra, há uma lição a ser aprendida.

Cada lição mostra ao jovem que ele deve sempre seguir seu coração, pois é a linguagem de Deus. Ele percebe que deve alcançar sua própria “missão pessoal” , não importa o quão difícil seja a jornada.

Aprenda a usar o coração para vencer o medo e a usar a alma para nunca perder a esperança diante da adversidade. Aprenda a se concentrar em sua própria jornada, sem levar em conta as influências da sociedade.

Todos nós temos um sonho e, portanto, nossa própria missão pessoal.

O Alquimista tem muitas lições e pérolas de inspiração espalhadas por toda a narrativa. Aqui estão as lições que considero mais importantes:

1. Não importa o que você faça, certifique-se de que é o que seu coração e sua alma desejam.

Nossa alma é a força que guia nossas vidas e só você está ciente do desejo da sua alma. Essa consciência, em muitas ocasiões, é ignorada quando sua alma está desconectada de você.

A vida vai atrapalhar, mas você não deve permitir que ela interrompa o que seu coração realmente deseja.

Como exemplo pessoal, desejo usar a escrita como forma de expressão e inspiração. Desejo contar a minha história da melhor forma de comunicação que sou capaz. É meu desejo ouvir meu coração, porque cada palavra que escrevo é inspirada por ele.

Portanto, se você não está fazendo o que sabe que deve fazer, ou se não está seguindo seus sonhos e perseguindo sua paixão, não está vivendo de acordo com sua missão pessoal.

2. Você falhará, mas não desista da jornada.

Realizar nosso destino é a única obrigação do ser humano. O destino para onde queremos ir costuma ser definido como “um sonho”, então você deve viver cada dia de uma forma que o aproxime um passo desse sonho e destino.

É importante saber e lembrar onde você está e quem você é para chegar onde você deseja estar e quem você deseja ser. Quando você quer algo do coração, o universo inteiro conspira para te ajudar a conseguir.

Nada que valha a pena é fácil. Se você quer algo, você tem que estar preparado para arriscar tudo… você tem que se livrar de todas as dúvidas e ignorar seus medos.

Mas se você pensa grande, ouve o seu coração e dedica sua vida para conseguir o que quiser, o universo sempre te recompensará com conquistas… É a lei da correspondência.

Mas saiba disso, você irá falhar, pois o fracasso faz parte do processo, assim como quando você se exercita e levanta pesos, é o fracasso que permite que você cresça. Você tem que ser derrubado para se levantar mais forte.

Deixe-se inspirar, porque só depende de você se tornar a melhor versão possível de si mesmo.

Como o menino, você encontrará obstáculos que não planejou ou levou em consideração. Cada obstáculo é um trampolim, uma oportunidade de transformar sua vida

3. Maktub: Está escrito

Existe um ditado ou palavra importante no Alquimista, que é “Maktub”.

Maktub se traduz como “está escrito”. Ou seja, todas as suas ações estão no livro do destino, que Deus escreveu.

De forma muito simples, maktub também pode ser traduzido como “tudo o que acontece, acontece por uma razão”, “que os nossos caminhos já estão traçados para seguirmos. Que nosso destino está escrito no universo”.

Para mim, Maktub significa que não devemos permitir que o medo e, mais importante, o medo do fracasso, atrapalhe nossa busca por nossa missão pessoal. Porque está escrito, e o que deveria ser, será.

Você não deve permitir que o medo atrapalhe. Maktub: Algumas coisas devem ser… na verdade, tudo está pré-escrito. Tudo o que acontece tem um motivo.

Tudo o que fazemos, tudo que encontramos e cada lição aprendida faz parte da história do universo, uma história que já foi escrita, mas é nosso dever ajudar a desenvolvê-la.

Porque no grande esquema das coisas, somos apenas participantes da vida. No entanto, ainda temos o dever para conosco de buscar tudo o que é exclusivo para nós.

Na jornada da sua missão pessoal, mantenha o foco no seu objetivo, pois o seu destino está escrito no acaso, e tudo está escrito na alma do mundo.

4. “As coisas simples da vida são as mais extraordinárias.”

Ser diferente e único é a coisa mais maravilhosa e simples que podemos fazer. Porque ser diferente é ser você mesmo, é perceber que você é único e irrepetível. Ser diferente é perceber que sua missão pessoal é sua e somente sua.

Você é você… Isso o torna único, já que ninguém mais tem suas experiências. Ninguém mais é você e esse é o seu poder.

O que aprendemos com o livro “O Alquimista”:

Muito poucos de nós temos a sorte de fazer o que realmente amamos fazer. Nós lutamos por status na sociedade e participamos da corrida dos ratos… e uma grande parte de nossas vidas é gasta tentando agradar aos outros.

Não deixe que isso aconteça com você… persiga seus sonhos com paixão e de todo o coração! Viva a vida que você quer viver, trabalhe em qualquer emprego que quiser e não deixe ninguém te tirar do seu próprio caminho.

Inspire-se para ser diferente, ouse ser diferente. Não deixe o medo das opiniões dos outros ditarem suas ações.

Pense por si mesmo e pense grande, à medida que os pensamentos se transformam em coisas.

A vida vem com voltas e mais voltas, nunca é uma linha reta. Se for, você não está vivendo ou cumprindo sua missão pessoal.

Seja como o Alquimista: siga sua missão pessoal. 

Lembre-se de que, onde quer que esteja seu coração, você encontrará seu verdadeiro tesouro.

Deixe uma resposta