Uma maravilhosa reflexão de Steve Jobs que todos deveriam ler

Uma maravilhosa reflexão de Steve Jobs que todos deveriam ler

Em uma conferência na Universidade de Stanford em 2005, Steve Jobs fez uma reflexão sobre a vida que todas as pessoas deveriam ler…

A conferência de Steve Jobs

Quando eu tinha 17 anos, li uma citação que dizia: “Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia você terá razão.” Isso me marcou, e desde então, nos últimos 33 anos, todas as manhãs me olhei no espelho e me perguntei: “Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu gostaria de fazer o que vou fazer hoje? E se a resposta fosse ‘Não‘ por muitos dias seguidos, eu sabia que precisava mudar algo na minha vida!

Lembrar que vou morrer em breve é ​​a ferramenta mais importante que encontrei tomar as grandes decisões da minha vida.

Porque praticamente tudo, a expectativa dos outros, o orgulho, o medo do ridículo ou do fracasso se desvanece diante da morte, restando apenas o que é realmente importante.

Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que conheço de evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não existe razão para não seguir o seu coração.

A quase um ano atrás, fui diagnosticado com câncer

Fiz um check-up às 7h30 da manhã e ele mostrou claramente um tumor no pâncreas. Eu nem sabia o que era o pâncreas. 

Os médicos me disseram que um tipo de câncer incurável era praticamente certo de que minha expectativa de vida seria de três a seis meses. Meu médico me aconselhou a ir para casa e resolver tudo o que havia para ser resolvido, uma forma médica dizer: prepare-se para morrer.

Significa tentar contar para seus filhos em poucos meses o que você diria a eles em dez anos. Significa ter certeza de que tudo está certo para sua família viver sem você. Significa dizer adeus…

Vivi um dia inteiro com aquele diagnóstico

Então, no final da tarde, eles fizeram uma biópsia, enfiaram um endoscópio na minha garganta. Eu estava sedado, mas minha esposa, que estava lá, me disse que, quando viu as células no microscópio, o médico começou a chorar porque era uma forma muito rara de câncer de pâncreas que poderia ser curada com cirurgia.

Fiz uma cirurgia e agora estou bem. Isso é o mais perto que cheguei da morte. E cheguei a uma conclusão…

Ninguém quer morrer!

Até mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. Mas, a morte é o destino que todos nós compartilhamos. Ninguém pode escapar disso. E é assim tem que ser, porque a morte é a melhor invenção da Vida. É o agente de mudança de vida. Remova o antigo para abrir espaço para o novo.

Neste momento, o novo é você, mas dentro de pouco tempo, você se tornará velho. Desculpe ser tão dramático, mas é verdade. Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa.

Deixe uma resposta