10 Ensinamentos de Buda que todos deveriam praticar

10 Ensinamentos de Buda que todos deveriam praticar

Os ensinamentos de Buda têm o propósito de transmitir ideias à sua mente, enviando frequências entre a mente, a alma e o corpo, mudando a forma de perceber o seu ambiente, melhorando a maneira de ver a vida refletindo sobre ela através do trabalho interno.

Os sutras do Buda são mensagens sábias e sagradas que, por meio da meditação e do silêncio, permitem que você explore e observe através de sua alma, encontrando a paz e a harmonia de que mais precisa. Sutra significa fio, os sábios usavam fios para tecer ideias sagradas.

É por isso que aqui fornecemos a você esses 10 sutras do Buda para que possa encontrar a harmonia que tanto busca todos os dias.

Encontre harmonia com estes 10 sutras de Buda

1. “Uma mente além dos julgamentos observa e compreende”: o que ele quer nos dizer é que não devemos ver apenas o lado de fora do problema, devemos aprofundar, analisar e compreender sua origem. Às vezes, enfrentamos situações julgando com apego, indiferença ou ódio.

Você deve parar de julgar o que é bom e o que é errado de acordo com seus critérios, lembre-se de que você não tem a verdade absoluta e que não escapa de cometer erros.

Você tem que parar de julgar sem entender e verá de uma forma extraordinária como enfrentará essa circunstância com sucesso e sem se tornar infeliz no processo.

2. “Neste mundo o ódio nunca dissipou o ódio. Só o amor dissipa o ódio. Esta é a lei antiga e inesgotável”: Com o amor você conquistará tudo o que pensa que o prejudica. O amor é a força suprema que supera qualquer adversidade.

Você deve colocar a meditação em prática, só assim você poderá dominar sua mente e cada um dos pensamentos que nela habitam, eliminar os pensamentos que geram ódio e instabilidade.

É um dos sutras do Buda ensinando você a buscar a luz. Seu objetivo é tornar o ódio indiferente a você. O ódio é escuridão, intoxica sua alma, coração, mente e, portanto, suas palavras e sua atitude perante a vida.

Limpe sua mente e a ilumine com pensamentos de amor e paz.

3. “Com a bondade, supere a raiva. Com generosidade supere a maldade e com a verdade supere a decepção”: Como podemos ver, isso vem dos sutras do Buda que nos falam sobre nossa personalidade e como enfrentamos as adversidades no dia a dia.

É ver o positivo nas circunstâncias, coisas ou pessoas que fazem parte de nossas vidas em um determinado momento.

Mude pensamentos negativos lembrando que negatividade é escuridão, sempre em busca da luz que é positividade, aprenda com o negativo, superando e seguindo em frente, evite ficar preso em coisas ou situações que não têm mais remédio, isso só alimenta amargura.

4. “Melhor do que mil palavras vazias é uma palavra que traz paz”: Controle suas palavras, lembre-se que a palavra tem poder, você pode decretar por ela, pode dar vida construindo ou pode matar destruindo com elas. Suas palavras podem ser armas letais se você não controlar o que diz e às liberar sem responsabilidade ou controle.

Não fale apenas para preencher lacunas. Trabalhe sua mente com a sabedoria, não com o conhecimento. Você só precisa de observação e consciência.

5. “É mais doce viver muito e ser dono de si mesmo”: a vida envolve objetivos e sonhos.

Isso quer nos ensinar que tudo o que você passa no curso de sua vida, você deve tomar isso como um ensinamento e uma lição, aproveitando o melhor e usando em seu proveito, sejam coisas boas ou não tão boas.

Não fique estagnado, não se afaste de seus objetivos porque talvez as coisas não estejam indo como planejado. Coloque todo o seu coração no que você faz. Faça tudo com paixão e emoção, que se eles não saírem como você queria é porque com certeza sairão de uma forma melhor, pegue o ensinamento e siga em frente. Não deixe que a adversidade o desencoraje e o afaste de seu destino.

6. “O mal é seu, a tristeza é sua. Mas virtude e pureza também são suas. Você é a fonte de toda pureza e impureza”: É um dos sutras de Buda mais significativos e é importante entendê-lo porque depende de como o mundo o perceberá.

Se você é uma flor ou um espinho. Se você semear amor, receberá amor; se semear ódio, receberá ódio. Você nunca pode exigir o que você não dá, você nunca pode provar o que você não é.

Muitas pessoas caem neste erro, acreditam que o mundo lhes deve algo e por isso passam pela vida com atitudes inadequadas esperando ser recebidos com amor e generosidade. Devemos ser humildes de coração, generosos uns com os outros e dar sem esperar receber muito.

Semeie amor em seu coração para que você veja que em sua caminhada só encontrará mais flores do que espinhos.

7. “Liberte-se dos apegos”: se você levar uma vida apegado a tudo ao seu redor, nunca poderá seguir em frente e atingir seus objetivos.

De que adianta se agarrar a coisas, pessoas ou ideias, lembre-se que tudo neste mundo está mudando, se segurar você vai se desviar do que é realmente importante para você, te levando em uma direção diferente ou contrária aos seus objetivos e projetos de vida.

Não se apegue aos seus arrependimentos e, acima de tudo, não viva através dos outros. Viva sua própria vida.

8. “O caminho não está no céu. Mas no coração”: Este sutra nos leva a acreditar em nós mesmos, a ouvir nossos instintos. Alimente o seu Eu interior, confie no seu coração e lembre-se de que se sempre tivermos uma mente positiva, as portas se abrem com mais facilidade.

Trabalhe com amor, viva com amor, ande com amor e você não só verá como seus objetivos serão cumpridos, mas a alegria que terá ao alcançá-los.

9. “O tolo dorme como se já estivesse morto, mas o mestre está acordado e vive para sempre”: Aprenda a observar, analisar e compreender o seu ambiente. Sempre analise a situação antes de agir. Pense antes de falar e entenda antes de julgar.

Por ser um observador, você se torna dedicado, detalhado, focado e perceptivo. Observe por mais tempo do que você fala e verá como aprenderá melhor e mais rápido.

10. “Estar atento entre os despreocupados, acordado enquanto os outros dormem, rápido como uma corrida de cavalos, deixa os competidores para trás”: O que significa que mesmo se você estiver dormindo, deve estar acordado, atento.

Você percorrerá seus caminhos, mas com a certeza de que a realidade é como é. Você deve se tornar um ser objetivo. Não desanime ou desacelere, seja persistente.

Deixe uma resposta