12 Chás que ajudam a relaxar e aliviar o estresse

12 Chás que ajudam a relaxar e aliviar o estresse

Os chás de ervas naturais podem te ajudar a alcançar um estado de tranquilidade e harmonia. Tomar uma xícara de chá quente sentado no seu lugar preferido, depois de um dia de trabalho para relaxar não é apenas um clichê do estilo de vida ideal, mas é um costume que devemos nos adaptar ao nosso dia a dia com mais frequência porque traz muitos benefícios.

Mas… quais são os chás que mais nos ajudam a relaxar? Bem, para descobrir, continue lendo este artigo para que você saiba qual chá é a melhor opção para você acalmar sua mente e corpo.

12 Chás que nos ajudam a relaxar

1. Chá de valeriana

A valeriana é uma das plantas mais recomendadas para a preparação de chás que promovem o relaxamento, pois possui ativos calmantes e sedativos em baixos níveis que ajudam a reduzir a atividade cerebral, relaxando o sistema nervoso, além de promover o descanso ideal na hora do sono, desde adormecer até te impedir de acordar no meio da noite.

Portanto, é recomendável consumir esse chá para reduzir os níveis de estresse e ansiedade, dessa forma o corpo escapa da exaustão que esses estados nervosos produzem.

Claro que, apesar de seus efeitos sedativos serem baixos, é recomendado que este chá seja consumido em quantidades moderadas (máximo de dois sachês) e tente não consumir diariamente.

2. Chá de camomila

Embora seja mais conhecido por ser um chá ideal para acalmar desconforto estomacal e inchaço, a camomila é extremamente eficaz para acalmar o corpo, apenas porque atua como um relaxante muscular, mas também tem um efeito sedativo que pode te ajudar a se preparar para obter um bom descanso na hora de dormir.

O melhor é que você pode tomar a qualquer hora do dia, pois seus efeitos calmantes têm níveis baixos que não afetam o desempenho durante o dia.

3. Chá de lavanda

A Lavanda é uma das plantas mais recomendadas para fazer chás calmantes, pois suas propriedades relaxantes, sedativas e antiespasmódicas são maiores. Por isso é altamente recomendado para pessoas que sofrem de ansiedade, estresse constante, insônia recorrente e nervosismo.

Esta planta é ideal para melhorar o trato intestinal, então você tem o dobro de benefícios, sim, você deve ter em mente que se você tem um aparelho digestivo sensível ou se é alérgico ao pólen, sugerimos que não a use ou faça em pequenas quantidades.

4. Chá de tília

Outro dos chás mais populares para acalmar os efeitos exaustivos da ansiedade e da preocupação constante, ambos pelos efeitos de distensão muscular, deve-se ao fato de reduzir as dores de cabeça e acalmar a agitação do sistema nervoso. 

Esse é um dos chás que você pode tomar com mais frequência, mesmo a cada 12 horas para que seus efeitos sejam mais duradouros e eficazes.

Portanto, se você é um estudante ou está fazendo um trabalho importante, mas exaustivo, deve aproveitar os benefícios desta planta.

5. Chá de passiflora

Maracujá, também conhecida como flor-da-paixão é outro chá muito comum e que é muito fácil de cultivar em casa, você também terá um presente extra: seu fruto, sabe o que é? Maracujá é o fruto desta planta, então você pode ter um chá relaxante à noite e um delicioso suco de maracujá durante o dia.

A maracujá é bem conhecido por ter propriedades analgésicas e antioxidantes, mas também possui ativos sedativos que podem ajudar tanto a adormecer e melhorar a qualidade do descanso durante o mesmo, como também a diminuir a agitação e a hiperatividade.

6. Chá de erva-cidreira

É uma das mais utilizadas para ajudar a promover o sono, pois possui propriedades relaxantes e sedativas que ajudam a reduzir a atividade cerebral e a agitação nervosa.

Para potenciar ainda mais os seus efeitos relaxantes, é ideal que o combine com outras plantas como a hortelã, camomila ou valeriana. Claro, lembre-se de consumir de forma moderada e não todos os dias.

7. Chá de sálvia

A sálvia é amplamente utilizada para levar o corpo a um estado de relaxamento absoluto, por meio da aromaterapia, mas também como chá. Porém, seu maior benefício, além de trazer tranquilidade ao corpo, é equilibrar o humor. Assim é possível acalmar a agitação, a tristeza e a ansiedade, conseguindo trocar por emoções mais positivas e calmas.

8. Chá de orégano

Essa é talvez a planta menos comum a ser usada em chás para combater a ansiedade ou preocupação, além de ser mais comumente conhecida como tempero aromático para cozinhar. No entanto, o orégano é altamente recomendado para aliviar o estresse no corpo e para tensões musculares causadas por doenças como a gripe, pois ajuda a descongestionar o nariz, liberar os pulmões e reduzir o desconforto no peito.

Algo muito importante é que, por não ter efeito sedativo e sim antiinflamatório, pode ser consumido durante o dia e entre as refeições.

9. Chá de menta

Os chás de menta são ideais para consumir antes de dormir, pois contribui para o relaxamento mental e melhora o sistema respiratório. Ajudando a adormecer de forma adequada e eficaz, combater o stress, o nervosismo e diminuir as preocupações.

10. Chá de papoula

O chá de papoula é benéfico para acalmar os nervos, ajudando a acalmar a agitação do cérebro e aliviar a tensão que gera dores de cabeça, pescoço e ombros. Além disso, seus efeitos calmantes atuam contra a irritabilidade causada pelo estresse.

11. Chá de Meliloto

Este chá é mais conhecido por ser recomendado para reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação, o que não só ajuda a contribuir para uma melhor saúde, mas, combinada com suas propriedades antiespasmódicas e sedativas, ajuda o corpo a evitar a geração de fadiga extra que ela traz. 

12. Chá de capim-limão

Esta é uma planta com elevadas propriedades calmantes e sedativas que é mais recomendada para pessoas que sofrem de nervosismo e preocupações constantes. 

Isso ocorre porque seus ativos sedativos ajudam a relaxar o sistema nervoso e diminuir a tensão muscular. Mas, não é indicado para mulheres grávidas, tome com moderação.

Deixe uma resposta