6 Dicas para criar filhos felizes

6 Dicas para criar filhos felizes

A forma mais eficaz de criar filhos felizes é parar de respirar por eles, não fazer o dever de casa por eles, não assumir a responsabilidade deles, parar de comprar tudo o que querem, ensiná-los a resolver situações e cooperar em casa.

Queremos ser pais felizes e ter filhos felizes! Esse é um dos maiores prazeres da vida e é perfeitamente possível. Se fizermos uma criança feliz, ela se sairá melhor na escola, será mais sociável, terá bons amigos, será mais generosa, criativa e mais confiante.

As crianças devem ser criadas mentalmente fortes para que sejam capazes de enfrentar os desafios que a vida lhes coloca para que possam seguir em frente. Eles serão capazes de enfrentar os problemas de forma inteligente, aprender com suas falhas e melhorar seus pontos fracos. Eles enfrentarão todas as dificuldades que surgirem.

Estratégias para seus filhos sejam felizes:

1. Ensine seus filhos a ser otimistas

As crianças devem ser ensinadas que há solução para tudo, que nunca devemos culpar os outros por erros ou problemas que acontecem em nossas vidas. Você tem que ensinar as crianças que não adianta ser pessimista. Ensine em casa que soluções criativas e inocentes são sempre procuradas.

2. Deixe eles cometer erros

Seu filho vai se enganar, vai cometer muitos erros na vida e é aí que você tem que deixá-lo aprender com seus próprios erros, ele aprenderá lições muito valiosas.

Como pai/mãe, você deve deixá-los aprender, não protegê-los, mas estar presente no processo de aprendizagem. Deixe ele saber que você está sempre lá por ele, mas que nem sempre pode ajudar que ele não deve se envergonhar de erros.

3. Ajude a criança a enfrentar seus medos

Ajude seus filhos a enfrentar medos, caso contrário, eles nunca terão a oportunidade de ganhar confiança em si mesmos e eles terão que lidar com o estresse que seus medos causam. 

A melhor maneira de seus filhos se tornarem autoconfiantes é deixá-los enfrentar os medos e ter sucesso. Assim aprenderão a sair da zona de conforto e a descobrir a satisfação de ter conquistado algo para si.

4. Ensine a assumir suas responsabilidades

Você tem que ensinar seus filhos que eles têm responsabilidades e que devem cumprir cada uma delas. Devem ser ensinados que quando não realizam suas tarefas, devem assumir suas responsabilidades, sem dar desculpas ou culpar os outros pelo ocorrido.

5. Ensine habilidades de controle emocional

Eles precisam estar cientes de suas emoções. Que tudo deve ser levado de forma tranquila. Não se trata de esconder seus sentimentos, mas de lidar com eles de maneira saudável.

6. Seja um exemplo força mental

Não há melhor professor do que exemplo. Além dos ensinamentos de falar com eles diariamente e aconselhá-los, também devemos ensiná-los através dos exemplos. Um dos melhores aprendizados é que a imitação é essencial para criar os filhos.

Os modelos são os pais, portanto, eles terão você como referência. Eles vão repetir tudo que você fizer. Dessa forma, a melhor maneira de eles serem educados, serem otimistas, amigáveis, respeitosos e felizes é com o seu bom comportamento.

Deixe uma resposta