A parábola do velho sábio: Uma reflexão que vai te ensinar a aproveitar cada momento da vida

A parábola do velho sábio: Uma reflexão que vai te ensinar a aproveitar cada momento da vida

Um homem foi até um velho sábio e disse: “as pessoas me disseram que você é um grande sábio e gostaria de lhe perguntar o que você faz para ser considerado um sábio que outros não fazem”.

O velho respondeu: “Quando eu como, eu simplesmente como, quando durmo estou apenas dormindo e quando falo com você, eu apenas falo”.   

O homem disse-lhe: “mas também o posso fazer e não por isso sou considerado um homem sábio.”

O velho respondeu: “Acho que não é assim que você fala, porque quando dorme se lembra dos problemas que teve durante o dia ou dos que vai ter no dia seguinte. Quando você come, fica pensando no que vai fazer depois de comer e agora, enquanto fala comigo, está pensando no que mais me perguntar ou no que responder antes que eu termine de falar. O segredo para ser um homem sábio é ter consciência do que estamos fazendo no momento presente e, assim, desfrutar o milagre da vida todos os dias”.

Moral: Em nosso dia a dia estamos tão ocupados com nossos pensamentos sobre o que nos aconteceu no passado ou sobre nossos planos para o futuro, que muitas vezes nos esquecemos de viver e aproveitar o momento presente. É importante nos lembrarmos que vivemos aqui e agora.

Deixe uma resposta