Paciência é uma virtude: Veja 10 dicas fáceis para trabalhar a sua!

Paciência é uma virtude: Veja 10 dicas fáceis para trabalhar a sua!

Você já ouviu o velho ditado que diz “Paciência é uma virtude”, mas não vai perceber como esse ditado é verdadeiro até que passe alguns anos. Você sabia que pessoas pacientes têm mais amor, alegria, paz e uma vida melhor? É tudo sobre aprender a ser grato pelas coisas belas e aceitar as coisas desafiadoras que você não pode mudar.

Alguns dizem que quando você domina a paciência, você ganha poder. Depois de desenvolver essa habilidade, você pode aprender a esperar e sofrer com os atrasos da vida sem ficar agitado. Não importa quais adversidades surjam em seu caminho, você pode manter a calma e controlar seus impulsos naturais.

10 Dicas úteis para ter mais paciência

Aqui estão dez maneiras pelas quais você pode praticar ter mais tolerância e perseverança na vida.

1. Finja até você conseguir

Há momentos em que você não terá as respostas e tudo parece um caos. Às vezes, você deve fingir que está tudo bem, mesmo quando não está. Você precisa aprender a superar os momentos desafiadores da vida sem sofrer um colapso; então, às vezes você precisa fingir para superar isso.

2. Pratique respiração profunda ou meditação

A meditação e a respiração profunda podem te ajudar significativamente a aprender que a paciência é uma virtude. Quando você controla seus pensamentos e limpa sua mente, pode aprender rapidamente como relaxar e se soltar. Se você está sempre tentando microgerenciar situações fora de seu controle, dominar a meditação pode te ajudar imensamente.

3. Escreva um diário

Você quer fazer perguntas ao universo sobre por que as coisas são como são em sua vida? O registro no diário é uma excelente ferramenta que pode te ajudar no crescimento pessoal. Quando você coloca algo por escrito, isso pode te ajudar a ter uma perspectiva.

Algumas coisas sobre as quais você enfatiza são bobas, e quando você as vê por escrito, você as libera como tal. Se quiser aumentar sua paciência, escreva tudo.

4. Reconheça o seu poder superior

Há um quadro maior que você não tem capacidade de ver. Portanto, ajudaria se você confiasse em seu poder superior para te auxiliar. Ao confiar, acreditar e orar, você pode buscar orientação e respostas de algo maior e com mais conhecimento do que você.

5. Aceite as coisas como elas são

Mesmo que não goste das situações que estão acontecendo agora, você deve aprender a aceitá-las. Pare de brigar consigo mesmo por coisas que não pode mudar. 

Respire fundo e saiba que paciência é uma virtude que você precisa quando tudo está dando errado.

6. Pratique mindfulness

Você deve aprender a conexão entre seus sentimentos, pensamentos e conduta. Que pensamentos negativos você tem que o impedem de fazer o que precisa? Você tende a viver no passado e é assombrado por fracassos?

Quando você aprender a viver o momento e parar de se culpar por erros, poderá ir além dessa mentalidade negativa. Pratique a empatia por si mesmo e pelos outros.

7. Seja gentil com você mesmo

Você é bom consigo mesmo ou sofre de baixa autoestima? Você deve aprender a aceitar seus pontos fracos e vê-los como oportunidades de crescimento. Pratique o amor-próprio e lembre-se de ser paciente consigo mesmo antes de experimentar esta nova virtude nos outros.

8. Let it go

Lembra da famosa música do filme Disney Frozen? Crianças de todo o mundo cantam “Let It Go” deixando seus pais enlouquecidos. Embora seja uma canção infantil, tem um significado poderoso.

Pare de se apegar a coisas que você não consegue entender e que só te magoaram. Você não precisa ser perfeito ou ter tudo sob controle, então deixe de lado todos aqueles sentimentos que o prendem.

9. Aprecie a vida que lhe foi dada

É tão fácil dar as coisas como certas porque você é pego no quadro geral. Reserve um tempo para cheirar as rosas e reconhecer a beleza que está diante de você. São todos aqueles pequenos momentos da sua vida que farão com que valha a pena.

Enquanto você anda na ponta dos pés por entre as tulipas, aprenderá por que a paciência é uma virtude que você precisa desenvolver.

10. Reconheça a influência de seu corpo e hormônios

Cada dia não pode ser perfeito. Às vezes, você vai acordar com uma dor de cabeça e, outras vezes, vai ficar deprimido. Seus níveis corporais e hormonais podem afetar a forma como você se sente, o que pode afetar seu nível de paciência.

Quando os dias parecem longos e difíceis, você deve dar um tempo. A escuridão do momento logo passará, e o sol brilhará novamente amanhã. Não deixe um dia te destruir porque dias melhores estão chegando. Reserve um tempo para contar suas bênçãos.

Deixe uma resposta