A pandemia que está acontecendo forçou muitas famílias a ficar em casa para preservar a saúde de todos os habitantes do país. As dicas para lidar com a quarentena, é ser criativo para não ficar paranoico.

Esses momentos em que devemos ficar em casa podem gerar ansiedade, medo, incerteza e muitos outros sentimentos que podem causar desconforto. Como encarar esses próximos dias?

É essencial não nos sobrecarregarmos com “informações” . Com isso, nos referimos aos vários dados que podem chegar até nós sobre o que está acontecendo no país e no mundo através de diferentes mídias e redes sociais.

Existem as chamadas “fake news” que podem nos dar informações erradas. Portanto, é essencial escolhermos apenas uma hora do dia para ler notícias e assistir televisão sobre o que está acontecendo e as medidas que estão sendo tomadas.

No resto do dia, é importante que tenhamos uma rotina para tarefas para cada dia. Caso haja várias pessoas na sua casa, planeje essa rotina e façam juntos. Se há filhos na família, é essencial explicar o que está acontecendo, dizer a importância do cuidado com a higiene e a segurança nos dias de hoje, adaptando as informações de acordo com a idade. 

Com os mais pequenos, organize jogos e aproveite a vantagem de estar com a família. Para aqueles com tarefas escolares, planeje de acordo com um horário fixo e também permita que eles usem a tecnologia um pouco mais flexível do que em outras condições regulares.

Além dessas dicas, é essencial, neste momento, tentar manter uma atitude otimista, adotar os hábitos de higiene e prevenção recomendados pelos especialistas, evitar falar permanentemente sobre o vírus, se apoiar na família e nos amigos, conversar sobre o que está acontecendo conosco e tente se comunicar diariamente, fazendo uso benéfico das redes sociais e diferentes maneiras de se comunicar e nos acompanhar.

Assim como cuidamos para que nenhum vírus entre na casa, vamos fazer o mesmo com o estresse que essa situação pode gerar!

Veja também: 50 Coisas para fazer enquanto estiver de quarentena

Vamos cuidar de nós mesmos de todas as maneiras!

Leave your vote

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.