Por que as crianças precisam de abraços todos os dias?

Por que as crianças precisam de abraços todos os dias?

As crianças precisam de afeto e isso precisa ser demonstrado. O ideal é abraçá-los, pois isso desencadeia reações positivas para a saúde deles.

Entre os membros de uma família, os abraços são necessários. É uma demonstração de afeto muito necessária: transforma a expressão de um sentimento em contato físico, transmitindo pelo corpo o que as palavras nem sempre podem comunicar.

Filhos e a importância do carinho

Em textos anteriores, falamos sobre as 10 coisas que acontecem com o corpo quando eles lhe dão um abraço. Acontece que o organismo sente uma notável melhora que se expressa até quimicamente. As substâncias que influenciam o humor são liberadas e minimizadas.

Para uma criança, um abraço se torna uma expressão clara de afeto. Lembre-se de que os pequenos ainda não dominam totalmente a linguagem verbal, por isso precisam de uma expressão física para compreender melhor os sentimentos.

Benefícios dos abraços em crianças:

Talvez, alguns de vocês tenham se perguntado quantos abraços são necessários por dia. Um adulto precisa ser abraçado pelo menos três vezes ao dia. Mas, um pequeno precisa de mais carinho! Já dissemos que o ideal é uma dezena de abraços para cada dia.

O que se consegue com esse gesto de afeto? As vantagens são várias. Alguns que podemos citar são os seguintes:

Uma sensação de segurança.

É a melhor maneira de um pai mostrar proteção aos filhos. Da mesma forma, os bebês percebem que não são abandonados. Eles têm um vínculo familiar ao qual pertencem.

Têm o poder de liberar dopamina.

Este neurotransmissor é liberado por estímulos físicos agradáveis. É muito útil, pois tem os seguintes benefícios: regula o sono, regula a atenção e o aprendizado, melhora o humor, permite o desenvolvimento motor, etc.

Produzir oxitocina

É um hormônio relacionado ao afeto. Permitir que sejam gerados os sentimentos de amor, desejo de estar com outra pessoa. Graças a esse hormônio, as crianças também desenvolvem capacidade emocional.

Minimizar a quantidade de cortisol no sangue

O cortisol aparece com o estresse. Não é aconselhável em crianças, pois afeta o desenvolvimento ósseo. Portanto, é preferível evitar a presença de cortisol abraçando constantemente os pequenos.

Deixe uma resposta