Quando você quiser dizer NÃO, diga… e não se sinta mal por ter feito isso!

Quando você quiser dizer NÃO, diga… e não se sinta mal por ter feito isso!

É difícil para você dizer não? Você é o tipo de pessoa que sempre quer agradar os outros por medo de parecer mal?

Chega disso!

Use a assertividade… Com ela você poderá ter uma comunicação clara, honesta e firme. Além disso, fará com que você entenda que simplesmente dizer não, não significa que você é rude. A Assertividade e a grosseria são duas coisas muito diferentes.

Ser assertivo implica ser respeitoso, gentil e, ao mesmo tempo, firme na sua postura e no seu pensamento.

Mas em si… o que é ” assertividade “? Como você pode colocar isso em prática?

Aprenda a dizer não de forma assertiva

A Assertividade é uma habilidade que você mesmo pode desenvolver e que permite analisar e expressar o que pensa, o que prefere e o que sente.

Ser assertivo não significa que você vai ser agressivo. Pelo contrário, significa ser respeitoso, não ofender e, acima de tudo, não ser submisso ou ter um comportamento dócil ou passivo perante os outros.

Já aconteceu com você que no fundo você não quer fazer algo, mas você fala: “sim, tudo bem, eu vou fazer”?

Bem, no fundo você está mentindo para si mesmo. Você está usando uma máscara de falsidade para evitar dizer o que realmente quer dizer. Você não está sendo honesto consigo mesmo, então tome cuidado… no futuro, isso pode sair pela culatra para você.

É muito mais conveniente que você primeiro analise as solicitações que os outros lhe fazem e depois tome a decisão de aceitar ou não. Nesse caso, você está sendo assertivo.

Ao dizer sim para outras pessoas, diga não para si mesmo. – Paulo Coelho

A assertividade permitirá que você expresse suas opiniões e posicionamentos, dizendo o que gosta ou não gosta e comunicando de forma respeitosa.

Essa habilidade o ajudará a estabelecer limites com cada pessoa.

Se dizer não é difícil para você, a assertividade certamente o ajudará a se expressar de maneira firme e conveniente. E para ser assertivo, você deve fazer o seguinte:

1. Pare de ser bom o tempo todo!

Se você é um daqueles que usam constantemente uma máscara de “pessoa boa e atenciosa”, deixe-me dizer que você não está no caminho certo.

Não é errado ser generoso ou gentil; enquanto estiver ao seu alcance. Pelo contrário, se você dá mais prioridade aos desejos dos outros do que aos seus, então você está agindo muito mal.

Não supere suas próprias necessidades, só porque deseja satisfazer as necessidades dos outros.

De repente, isso pode parecer um comportamento positivo para você, porque você está sendo generoso e altruísta. Mas o verdadeiro problema ocorre quando você não faz as coisas genuinamente; quando você deve suportar silenciosamente situações de que não gosta ou quando deve fazer coisas que os outros podem fazer facilmente, mas não querem.

Pare de ser bom o tempo todo e se priorize mais; priorize seus desejos e necessidades. Do contrário, você acabará abrigando sentimentos de frustração, por não ter podido fazer o que era essencial para você.

Portanto, se você não pode fazer um favor a alguém porque tem algo importante a fazer, diga não e não se sinta mal por isso. Este é apenas um exemplo, porque existem muitas situações como esta, nas quais você deve dizer não.

2. Pare de mentir… Basta ser honesto!

Existem pessoas que tendem a mentir, depois de se comprometerem em determinada situação. O melhor nesses casos é ser honesto e dizer “não posso”, “não gosto” ou “não quero”.

Por exemplo, se alguém o convida para uma atividade da qual você não tem interesse em participar, não diga coisas como: “Sim, mantenha-me informado ” ou “Farei o possível para estar lá“.

Em vez disso, diga algo como: “Não, obrigado pelo convite mas não estou interessado em participar agora.”

Sempre vamos interagir com outras pessoas, mas isso não significa que vamos mentir para elas apenas para ficarmos bem com elas; ou que vamos evitá-las para não fazer com que se sintam mal ou desconfortáveis.

É melhor ser franco e não criar concessões ou dúvidas. Você ganha muito mais, tendo essa atitude.

Dizer sim a tudo é exaustivo!

Chega de querer agradar a todos. Isso não é bom para a sua saúde física, mental e emocional… Garanto!

Em vez disso, desenvolva a capacidade de ser assertivo. Com isso, você estará cedendo ao amadurecimento, pois perceberá que não precisa fazer coisas que não deseja apenas para satisfazer os outros.

Você é livre para dizer o que quiser, para pensar como quiser e agir como quiser. Claro, também respeitando a integridade das pessoas ao seu redor.

Não tente comprar o amor dos outros, vendendo uma fachada de bondade eterna e absoluta. Não procure ser aceito por outros tendo um comportamento submisso ou passivo.

Se expresse de forma clara e assertiva, com sinceridade, firmeza e respeito.

Deixe uma resposta