➦ Que líder mundial ficou conhecida como a dama de ferro? Veja a Resposta

dama de ferro - Margaret Thatcher

Quer saber qual líder mundial ficou conhecida como a dama de ferro?

  • Foi a Margaret Thatcher

Esta máxima dama de ferro foi uma pessoa com força de vontade que fez a diferença no mundo.

Este apelido dama de ferro, foi concedido como metáfora a primeira ministra do reino unido, Margaret Thatcher. A mídia da união soviética a batizou com este nome em 1976, devido a sua firmeza e obstinação em lutar contra o comunismo.

Conheça mais a história de Margaret Thatcher – Conhecida como a dama de ferro!

Seus projetos políticos eram chamados de Thatcherismo. Margaret Tatcher, cidadã britânica, começou sua história política sendo eleita para Câmara dos comuns de Finchley, distrito da Inglaterra.

Foi empossada como deputada em 1959. Em seu primeiro discurso, disse que apoiaria a proposta de que as autoridades locais fizessem as reuniões dos conselhos, de forma pública; o projeto acabou sendo aprovado e se tornou lei.

Margaret foi contra a restauração do castigo chamado como sova, dizendo que era um castigo corporal judicial. Seu caráter firme e talento fez com que ela já fosse aclamada como futura primeira ministra, mesmo tendo ainda na época, 20 anos de idade.

Mas, a própria Margaret não acreditava nesta profecia. Na década de 1970 ela mesmo dizia que “não haveria mulher primeira ministra enquanto ela vivesse, pois os cidadãos masculinos eram muito preconceituosos. Foi empossada primeira ministra em 1979”

Margaret Tatcher trabalhou para acabar com o desemprego durante a recessão que acontecia em seu país com estratégias políticas e econômicas.

Insistiu nas ideias da desregulamentação do setor financeiro e por um mercado com trabalho mais flexível. Também lutou pela diminuição da influência e poder dos sindicatos.

Nesta época ela perdeu um pouco de sua popularidade. Mas ganhou novamente notoriedade com a vitória da Inglaterra sobre os argentinos a Guerra das Malvinas em 1982, onde a economia do país foi recuperada.

Foi reeleita em 1983. Em 1984, sofreu uma atentado de assassinato ao qual sobreviveu.

Após ser reeleita em 1987, em seu terceiro mandato, buscou o apoio dos integrantes do gabinete com o projeto de um imposto comunitário e opiniões inovadoras sobre a comunidade Europeia não teve notoriedade entre os políticos.

Margaret Thatcher, em 1990 era uma das lideranças do partido conservador e foi desafiada. Como resposta renunciou seu cargo de primeira ministra.

Quando se retirou da Câmara dos comuns em 1992, recebeu o título de Baronesa Thatcher de Kesteven no condado de Lincolnshire, o que lhe rendeu um lugar na Câmara dos Lordes.

Margaret Thatcher, morreu em 8 de Abril de 2013 com 87 anos de idade; sofreu um acidente vascular cerebral. Na época, estava hospedada em uma suíte no Hotel Ritz na cidade de Londres desde o ano de 2012.

Se mudou para lá devido a sua dificuldade de subir as escada de sua casa em Chester Square, em Belgravia. Em seu atestado de óbito foi declarado causa morte como acidente vascular cerebral e acidente isquêmico transitório repetido.

As causas secundárias enumeradas foram carcinoma em sua bexiga e demência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

filhote de elefante em gestação

➦ Animais Que Geralmente Nascem De Uma Placenta – Quais são?

taça da copa do mundo

➦ Depois Do Hexa Vem o Quê? Veja a Resposta