Aprenda a identificar o mel falso e não se deixe enganar por ninguém

Aprenda a identificar o mel falso e não se deixe enganar por ninguém

O mel é um ótimo produto que a natureza nos oferece e que podemos utilizar no tratamento de inúmeras doenças, além de ser uma excelente opção para adoçar nossos alimentos e bebidas, ele tem um sabor agradável e muitos benefícios para saúde, mas infelizmente é muito comum hoje em dia em dia encontrar um mel falso à venda, que quando adulterado perde suas propriedades significativamente.

O mel falsificado é muito comum em supermercados, eles são falsificados apenas com o propósito de tornar o produto mais lucrativo e aumentar as vendas, então talvez você está se perguntando como saber se o mel que está comprando é realmente puro?

Descubra como você pode reconhecer um mel falso e não se deixe enganar!

É muito comum encontrar no mercado mel falsificado, que vem sendo manipulado com outros produtos que podem até ser prejudiciais à saúde.

O mel para ser vendido no supermercado deve estar rotulado e deve ter passado por uma inspeção sanitária que certifique sua origem, portanto, para saber se você está comprando mel falso, recomendamos o seguinte:

  • É importante que você leia muito bem os rótulos, leve em consideração que eles não devem conter os seguintes ingredientes: glicose, xarope ou frutose. O ideal é que na lista de ingredientes, o único ingrediente lá seja o mel.
  • O seu aspecto também é importante, o mel puro tende a solidificar um pouco a longo prazo. Ou seja, ele fica mais duro e açucarado.
  • Pode tentar colocar uma colher de sopa de mel num copo de água, não deve dissolver porque tem um elevado grau de umidade, por isso se se dissolver é contra o mel adulterado ou não é de boa qualidade.
  • Também pode adicionar algumas gotas de vinagre ao copo de água com o mel, se ao misturar uma espécie de espuma surgir é muito provável que ele foi adulterado.
  • Tente queimar um pouco de mel com um fósforo, ele deve acender se for mel puro.
  • Outra técnica para identificar se você comprou mel falsificado é colocar uma gota de iodo no copo d’água ao qual adicionou o mel. Se você notar que a água começa a ficar azul é porque o mel está adulterado com algum tipo de amido.

O mel é um ingrediente com um sabor delicioso e também proporciona grandes benefícios para a nossa saúde, é muito utilizado por pessoas que gostam de se cuidar e se sentir bem, por isso vale a pena conferir o tipo de mel que está consumindo. É a única maneira de você se beneficiar de todas as suas propriedades.

Então não acredite na propaganda enganosa que contém a frente das embalagens onde se vendem mel, pare um pouquinho na prateleira do supermercado e verifique muito bem todo o conteúdo do produto e se comprar mel artesanal de um apicultor, faça todo o testes que apontamos que irão garantir a sua pureza.

Deixe uma resposta